Plantão
Mail RSS
BritAcess

Liverpool quer mudanças nos direitos de TV

Por Max dos Santos


Ian Ayre, diretor do Liverpool, teme que os ingleses sejam ultrapassados por outros europeus se as receitas além-mar continuarem a ser distribuídas igualmente para os vinte clubes da Premier League:

Os outros clubes não seguem este modelo. Eles geram muito mais renda para comprar os melhores jogadores.

Os direitos internacionais de transmissão, que expiram em 2013, valem atualmente £1,4 bilhão, e sob as atuais regras, 14 times precisam votar a favor para quaisquer mudanças. Ayre acredita que Liverpool, Manchester United, Chelsea e Arsenal merecem receber uma parte maior. Na Espanha, por exemplo, Barcelona e Real Madrid estão livres para negociar seus próprios direitos televisivos. Resultado: mais renda para ambos e um campeonato sem graça, com apenas dois clubes pretendendo o título.

Esta última frase é o pensamento de Geoff Mesher, especialista em finanças futebolísitcas. Mesher acredita que a proposta de Ayre pode acabar com a competitividade da Premier League:

Barcelona e Real Madrid seu próprios direitos de TV, estrangeiros e domésticos. Eles recebem 12 vezes mais que os rivais da Liga Espanhola. Eu não acho divertido assistir o futebol espanhol onde Barcelona e Real Madrid são os dois únicos clubes que podem vencer o campeonato.

Sir Alex Ferguson, técnico do Manchester United, diz que a televisão tem bastante influência, e que isso pode trazer ainda mais receita para a Inglaterra:

Estamos sendo exibidos em 212 países hoje, então, tudo o que está sendo pago não é o suficiente. Adoraríamos ter os nossos próprios direitos, mas não penso que poderia ocorrer dessa maneira. É bastante justo termos todas as cotas iguais.

Sobre o assunto, os dirigentes dos demais clubes da elite do futebol inglês se declararam contra a ideia da equipe de Merseyside:

Eu tenho lido os comentários (de Ayre) e achei diabólico. Simplesmente não posso acreditar no que ele disse. Eles estão pensando: "como conseguimos mais dinheiro?". Você não conseguirá mais renda matando o coração e a alma da Premier League e do futebol inglês. Inventamos o jogo, ainda temos a liga mais elegante de todo o mundo, além dos melhores fornecedores, e eles querem estragar tudo.

Dave Whelan, presidente do Wigan

Nossa posição é de apoio ao acordo da Premier League. Estamos contentes com as cláusulas atuais.

Porta-voz do Chelsea

Acredito que temos um sistema que funciona bem e provavelmente, serve de modelo para outros países europeus seguirem. Não acho que a Espanha tem feito algo pelo seu futebol. Pelo que sei, seus próprios clubes e torcedores, além de relacionados ao ramo, estão um pouco desapontados com o que tem ocorrido por lá. Além do mais, esses dois clubes [Barcelona e Real Madrid] possuem imensas dívidas, mesmos com todo o dinheiro que recebem. As coisas estão muito bem estruturadas por aqui e seria um grande passo para a direção errada. [...] Estou decepcionado de que o Liverpool pense diferente. Mas, esperançosamente, a maioria reconhecerá que temos um belo sistema.

Peter Coates, presidente do Stoke

E você, leitor? O que pensa sobre este assunto dos direitos estrangeiros de televisão da Premier League? A favor ou contra as mudanças propostas por Ian Ayre?

Informações de BBC, Daily Mail e The Guardian
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário