Plantão
Mail RSS
BritAcess

FIFA deve censurar papoulas

Seleção Inglesa pretende utilizá-los em amistoso contra a Espanha


Recentemente, você, querido leitor, tem percebido que os clubes britânicos têm utilizado a papoula nos seus uniformes, além dos técnicos em seus ternos. Trata-se de uma homenagem aos soldados mortos em ação durante a Primeira Guerra Mundial (1914/18). O Remembrance Day é oficialmente no dia 11 de novembro, quando em 1918, os alemães assinaram o armistício (cessar as armas, derivado do latim armistitiu) na 11ª hora do 11º dia do 11º mês, encerrando a guerra.

A FIFA não quer que esse símbolo seja utilizado no amistoso contra a Espanha, pois decreta que as camisas não devem carregar mensagens religiosas, políticas e/ou comerciais. David Cameron, primeiro-ministro britânico, se declarou sobre o caso:
Isso parece ultrajante. É um absurdo dizer que a ideia de usar uma papoula para lembrar aqueles que deram suas vidas pela nossa liberdade é um ato político. Usar a papoula é um ato de imenso respeito e orgulho nacional. [...] Espero que a FIFA reconsidere.
A entidade máxima do futebol mundial mandou uma carta à FA nesta terça-feira:
Sentimos informá-los que aceitar tais iniciativas poderiam abrir portas para outras por todo o mundo, comprometendo a neutralidade do futebol. Portanto, confirmamos que o bordado sugerido para uso na camisa não pode ser autorizado. Há uma várias alternativas que a FA pode usar para apoiar o Dia Memorial. Uma delas foi aprovada pela FIFA, o Período de Silêncio.
No início desta quarta-feira, a FA postou uma nota em seu site oficial sobre as homenagens que serão feitas:
- Os jogadores da Inglaterra usarão braçadeiras pretas durante o jogo com a Espanha no sábado;
- A FA colocorá uma coroa de papoulas no gramado durante os hinos nacionais;
- Haverá um minuto de silêncio antes do pontapé inicial;
- No dia da partida, os jogadores treinarão usando uniformes com a papoula bordada;
- As jaquetas utilizadas nas execuções dos hinos terão a papoula estampada. Elas serão utilizadas durante a execução dos hinos nacionais;
- Representantes militares se apresentarão antes do pontapé-inicial;
- A FA doou 500 ingressos de Inglaterra v Espanha e 1000 de Inglaterra v Suécia para o 'Tickets for Troops (Ingressos para as Tropas, por membros das Forças Armadas)';
- A Seleção Inglesa principal treinará no Wembley na sexta-feira (dia 11) e farão dois minutos de silêncio às 11h (de Londres), com todos vestindo os uniformes estampados com a papoula. Esta seesão será transmitida ao vivo;
- Os uniformes de treino com a papoula serão repassadas para instituições de caridade após a partida como itens de leilão, para arrecadar fundos;
- Na quinta-feira, a Seleção Sub-21 enfrenta a Islândia em Colchester, enquanto o Sub-19 enfrenta a Dinamarca em Brighton. Todos (jogadores e comissão) usarão papoulas antes e depois da partida.
- Tanto a Seleção Sub-21, como a Sub-19 farão um minuto de silêncio em seus respectivos jogos. A Sub-21 também fará o ato próximo ao quartel de Colchester.
Informações de BBC, Daily Mirror, Daily Mail e FA
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Creio que não faz sentido esta "censura", visto todos os meses por uma razão ou por outra os jogadores usam braçadeiras negras em memória de alguém ou de alguma coisa.

    Miguel C.
    http://linhasdojogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Palhaçada essa parada da Fifa...
    Alias,sou até a favor dos caras tirarem a camisa e talz e não tomaarem cartãao (Coisa ue a Fifa condena)....

    Abraços

    ResponderExcluir