Andrey Arshavin está de volta ao Zenit São Petersburgo. O atacante russo anunciou nesta sexta-feira em seu website oficial que vai atuar até o fim desta temporada pelo clube onde iniciou a carreira e jogou de 2000 a 2008, quando se transferiu para o Arsenal.
O contrato de Arshavin com o clube londrino termina em 2013, e ele não estava sendo aproveitado por Arsène Wenger, fato que reforçou sua saída momentânea do clube. O milionário Anzhi Makhachkala também já havia demonstrado interesse no atacante.
Em entrevista ao jornal
Sovietsky Sport, o dirigente do Zenit, Maxim Mitrofabov, disse que Arshavin gostaria de continuar atuando na Inglaterra, porém, vendo a necessidade de estar atuando em algum clube para ter chances de ser convocado para a Eurocopa, decidiu se transferir.
O Zenit é o líder do Campeonato Russo, que será reiniciado na próxima sexta-feira, dia 2, após parada graças ao inverno. A próxima partida da equipe é contra o segundo colocado, o CSKA, fora de casa. A vantagem para o rival é de seis pontos.
Na Liga dos Campeões, o clube venceu a partida de ida das oitavas-de-final contra o Benfica, por 3 a 2, e mesmo se avançar na competição, Arshavin não poderá ser inscrito, já que atuou quatro vezes pelo Arsenal. O jogo da volta está marcado para a terça-feira, dia 6.
Pelo Zenit, único clube que atuou antes de chegar ao Arsenal, Arshavin já disputou mais de 230 partidas, e dentre os títulos que ganhou, estão o Campeonato, a Copa e a Supercopa da Rússia; a Copa da UEFA (atual Liga Europa), e a Supercopa Européia.
O mercado de transferências da Rússia fecha nesta sexta-feira.