Fábio Capello deixou nesta tarde o comando da seleção inglesa. Após se reunir em Londres com o presidente da FA, David Bernstein, e com o secretário-geral Alex Horne, o italiano pediu demissão do cargo que ocupava desde dezembro de 2007.
A confusão começou após a federação pedir para que John Terry deixasse a braçadeira de capitão, por causa de ofensas racistas à Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers. Capello, que havia escolhido o zagueiro do Chelsea em agosto de 2008, disse à uma TV italiana não ter gostado da decisão, entrando em rota de colisão com a FA.
Após assumir a Inglaterra, Capello teve altos e baixos, e após a eliminação para a Alemanha nas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2010, a FA confirmou que o italiano iria seguir no cargo pelo menos até o fim da Eurocopa (veja todos os números do treinador no fim do texto), o que não aconteceu.
David Bernstein se pronunciou sobre o caso em comunicado divulgado pelo site da FA. "Eu gostaria de salientar que durante a reunião de hoje e durante todo o seu tempo como técnico da Inglaterra, Fabio se portou de forma extremamente profissional. Aceitamos a sua renúncia, concordando que esta é a decisão certa. Gostaríamos de agradecer à ele pelo seu trabalho com a equipe e lhe desejamos sucesso no futuro".
Sem um treinador para a Euro, que será disputada entre junho e julho deste ano na Polônia e na Ucrânia, e para o amistoso contra a Holana no próximo dia 29, em Wembley, a federação está em busca de um novo comandante, e ele poderia ser Harry Hedknapp.
Atualmente técnico do Tottenham Hotspur, Hedknapp foi especulado para assumir o comando da seleção há algumas semanas. Porém, o clube londrino confirmou que ele segue no comando dos Spurs pelo menos até o final da temporada. Após isso, não se sabe o seu destino.
Alguns outros nomes que também estão sendo especulados, são os de Stuart Pearce (Inglaterra Sub-21 e Seleção Britânica), Alan Pardew (Newcastle), José Mourinho (Real Madrid), Roy Hodgson (West Bromwich), Gareth Southgate (sem clube), Neil Warnock (Queens Park Rangers) e Rafael Benitez (sem clube).
Alguns jornais italianos já especulam que Capello poderia assumir a Internazionale, atualmente comandada por Claudio Ranieri. Porém, Ranieri tem contrato com o clube até 2013, além de bastante respeito do presidente Massimo Moratti, o que tornaria isso nada mais do que um rumor.
David Bernstein convocou uma entrevista coletiva para esta quinta-feira, às 10h (de Brasília), no Estádio de Wembley, em Londres, onde irá explicar a demissão de Capello e pode anunciar novidades no comando da Inglaterra.
RESULTADOS DE CAPELLO
Jogos: 41
Vitórias: 28
Empates: 7
Derrotas: 6
Maior vitória: 6-0 contra Andorra (eliminatórias para a Copa do Mundo. 10 de julho de 2009)
Maior derrota: 1-4 contra Alemanha (Copa do Mundo. 27 de junho de 2010)