
A Championship 2012/13 não tinha como começar melhor. Num jogo emocionante, com polêmica e bastante disputado no País de Gales, o Cardiff City derrotou o recém-promovido Huddersfield Town por 1 a 0, com um gol marcado pelo capitão Mark Hudson no apagar das luzes e grande atuação de seu goleiro Marshall.
Na próxima terça-feira, o Cardiff viaja para enfrentar o Brighton & Hove Albion, às 15h45 (horário de Brasília), pela segunda rodada da competição. Enquanto isso, no mesmo horário, o Huddersfield recebe o Nottingham Forest.
Os primeiros minutos do jogo foram de domínio dos visitantes. Arfield e Norwood finalizaram, mas pararam nas defesas do goleiro Marshall. Os mandantes só foram pressionar aos 20 minutos, quando Jordan Mutch chutou por cima do gol após bate-rebate na área.
As polêmicas começaram aos 25 minutos. O Cardiff cobrou escanteio e o zagueiro Peter Clarke desviou a bola com a mão. Os jogadores reclamaram de pênalti não marcado.
Após uma esfriada no jogo, o Huddersfield voltou a finalizar. Norwood arriscou mais um chute de fora da área e o goleiro Marshall novamente defendeu. A bola tinha endereço certo. O primeiro tempo terminou sem gols.
Logo no início da segunda etapa, voltaram as reclamações dos jogadores do Cardiff, em dois lances protagonizados por Helguson. Primeiro o atacante recebeu carga de Lynch e foi derrubado. Depois, atingido por Southern com um chute na coxa. Nos dois lances, o árbitro mandou o jogo seguir, o que deixou a torcida enfurecida.
Mas não era só de pênaltis não marcados que o Cardiff reclamava. Aos 18 minutos, Gunnarsson pegou rebote e finalizou. No meio do caminho, um zagueiro recuou para o goleiro Smithies. A cada minuto que passava, a pressão do Cardiff aumentava, e Smithies voltou a aparecer, mas dessa vez com bela defesa em chute de McNaughton.
Os minutos finais do jogo foram totalmente abertos. Qualquer uma das equipes poderia vencer. O Huddersfield voltou a pressionar após muito tempo só se defendendo. Arfield trocou passes com Southern e mandou uma bomba para o gol. Marshall estava lá para defender novamente. Nada passava por ele.
As esperanças da torcida iam diminuindo cada vez mais. O empate parecia certo. Mas o árbitro deu cinco minutos de acréscimo. E no primeiro deles, após levantamento na área, a bola sobrou para o capitão Mark Hudson, que estava caindo mas mesmo assim conseguiu finalizar e marcar o único gol da partida. Cardiff City Stadium em festa. 1 a 0.
PRIMEIRA RODADA
Leeds United 1x0 Wolverhampton
Barnsley 1x0 Middlesbrough
Birmingham 1x1 Charlton
Burnley 2x0 Bolton
Crystal Palace 2x3 Watford
Derby County 2x2 Sheffield Wednesday
Hull City 1x0 Brighton
Ipswich 1x1 Blackburn
Leicester 2x0 Peterborough
Millwall 0x2 Blackpool
Nottingham Forest 1x0 Bristol City
CLASSIFICAÇÃO DA CHAMPIONSHIP