O jogo já começou com uma grande surpresa que chocou o White Hart Lane: Brad Friedel, que tinha um recorde de 310 jogos consecutivos na Premier League, começou no banco e Hugo Lloris foi titular. Guzan, goleiro do Villa, disse que Friedel seria titular, mas não foi o que ocorreu.
O Tottenham começou pressionando nos minutos iniciais. Bale chutou para fora aos 2 minutos em jogada pela esquerda, enquanto Defoe e Vertonghen quase converteram cruzamentos perigosos para dentro da área. O Aston Villa ficaria com a bola um pouco, tentando chegar à área dos Spurs, mas a defesa se mostrou eficiente.
O Tottenham ficou com a maior posse de bola e criou mais chances com Bale e Vertonghen pela esquerda do campo, mas não resultou em muita coisa. Duas vezes o estreante Lloris teve que fazer duas saídas de seu gol para parar ataques perigosos do Villa. Os Spurs não conseguiram criar nenhuma chance concreta e o primeiro tempo terminou em 0 a 0 depois de 2 minutos de acréscimos.
O segundo tempo começou com o Villa atacando. Após cruzamento de Agbonlahor, Benteke chutou nas mãos de Lloris, que defendeu em dois tempos. O Tottenham criou uma boa chance com Bale e Sandro, mas, na sobra, Vertonghen chutou para fora. Aos seis minutos, Lloris tocou errado e Albrighton cruzou para Benteke, que, sozinho, perdeu a melhor chance do jogo.
Defoe quase marcou seu gol número 200 em uma boa jogada de Sandro, que tocou para o atacante inglês, chutar perigosamente para fora. Aos 12, Defoe pegou a sobra de um escanteio e chutou. A bola ia para fora, mas desviou em Caulker e morreu no fundo gol. 1 a 0.
O Villa e o Tottenham fizeram substituições - Delph saiu para a entrada de N'Zogbia, Albrighton saiu para a entrada de Bent e Defoe deu lugar para Adebayor. Aos 21 minutos, os Spurs trocaram passes e a bola acabou nos pés de Lennon, que cortou para a direita e chutou no canto do gol, fazendo o segundo do Tottenham e matando a partida, que já era dominada. 2 a 0.
Aos 28 minutos o Villa faria sua terceira substituição - Holman saiu para a entrada de Bannan. Um minuto depois, Walker cruzou na cabeça de Dempsey, que perdeu uma grande oportunidade de ampliar para os Spurs. Bennettsofreu uma contusão e saiu na maca, pois não podia ser substituído, e deixou o Aston Villa com um a menos.
O Tottenham manteu sua dominância na partida e ficou boa parte do tempo tocando a bola, e aos 36 minutos, Sigurdsson entrou no lugar de Dempsey, e aos 40, o jovem Andros Townsend entrou no lugar de Lennon. O jogo teve 4 minutos de acréscimos e o placar não foi alterado: 2 a 0 Newcastle.