No dia do camisa 20 Robin van Persie, o Manchester United conquistou seu 20º título inglês. Em um Old Trafford lotado com 75.591 torcedores, os Red Devils venceram o Aston Villa por 3 a 0 e sagraram-se campeões matematicamente com quatro rodadas de antecedência. A equipe vermelha chega aos 84 pontos, e não pode mais ser alcançada pelo City, que tem 68 e cinco jogos a fazer.
O resultado ainda mantém vivas as esperanças de Queens Park Rangers e Reading de se salvarem do rebaixamento. Caso o Villa tivesse vencido, abriria 13 pontos de diferença e rebaixaria os dois adversários.
O United começou o jogo com tudo. Logo com um minuto, Rafael cruzou, Ryan Giggs ajeitou de primeira e Van Persie, embaixo do gol, só completou. 1 a 0. No lance seguinte, Valencia cruzou, o holandês se livrou da marcação e bateu por cima, com perigo, quase marcando o segundo. Aos seis, Kagawa enfiou para Rooney na direita, que cruzou. A defesa afastou e o rebote ficou com Rafael, que soltou a bomba de fora da área. A bola bateu na trave.
O segundo gol não demorou a acontecer. E foi um golaço. Aos 12, Rooney deu lançamento espetacular de antes do meio do campo. Van Persie pegou de primeira e mandou no canto de Guzan. 2 a 0. A nova posição encontrada por Sir Alex Ferguson para o camisa 10 - a meia -, deu resultado. Ainda com 32 minutos, Van Persie havia chegado ao hat-trick. Kagawa deu passe para Giggs, que podia finalizar mas preferiu novamente servir o holandês. Em impedimento, ele bateu, a bola tocou na trave e entrou. 3 a 0.
Giggs, que ainda não havia dado nenhuma assistência nesta temporada, deu logo duas. Ele conquistou seu 13º título nacional, mesma quantidade que tem o Arsenal. Ferguson também conquistou sua 13ª Premier League, e chegou aos 38 títulos à frente do United. Van Persie recuperou a artilharia isolada com 24 gols, um a mais que Luis Suárez. Rooney marcou ou criou 22 gols em 25 jogos em 2012/13.