No dia da despedida do goleiro Stephen Harper do Newcastle, o Arsenal venceu em St. Jame's Park pela última rodada da Premier League e garantiu vaga na fase eliminatória da próxima Champions League, terminando o campeonato na quarta posição com 73 pontos, atrás do Chelsea (75) e à frente do Tottenham (72).
A equipe comandada por Arsène Wenger disputará sua 16ª Champions consecutiva, e será a representante do norte de Londres na competição. O desempenho dos Gunners nos últimos jogos fora de casa foi um dos fatores que contribuíram para esta classificação. Pela primeira vez desde setembro de 2004, o clube londrino venceu cinco partidas seguidas como visitante.
O único gol do jogo foi marcado aos sete minutos do segundo tempo. Após cruzamento, Podolski desviou para a entrada da pequena área e o zagueiro Koscielny pegou de primeira, no alto, marcando um belo gol. Nos acréscimos, Walcott teve a chance de matar o jogo, mas acertou a trave. Àquela altura, um gol do Newcastle tirava os Gunners da Champions, já que o Tottenham vencia o Sunderland por 1 a 0. Mas acomodados, os Magpies sequer assustaram.