O Fulham tem novo dono. Depois de comprar o clube em 1997 por £6,25 milhões e investir £200 milhões, Mohamed Al Fayed decidiu por realizar sua venda, concretizada nesta sexta-feira. O novo proprietário dos Cottagers é Shahid Khan, CEO do Grupo Flex-N-Gate e dono também do Jacksonville Jaguars, time da NFL.
A transação de £150 milhões foi aprovada pela Barclays Premier League. Khan assume 100% de propriedade do clube, livre de dívidas, a partir de hoje. Um anúncio formal está previsto para acontecer no Craven Cottage neste sábado, às 13h horário local, 9h horário de Brasília.
Khan é o presidente e proprietário da Flex-N-Gate Corporation , o 14º maior fornecedor automotivo norte-americano. Os produtos da Flex-N-Gate incluem plásticos interiores e exteriores, sistemas de iluminação, conjuntos mecânicos, componentes estruturais do corpo de metal e peças de metal para o exterior.
Em dezembro de 2011, o acordo de Khan para comprar o Jacksonville Jaguars foi aprovado por unanimidade pela NFL, tornando-se o primeiro proprietário da equipe minoria na história da liga. Desde então, seu entusiamo e sua visão ousada para os Jaguars fizeram dele uma figura popular em Jacksonville e em toda NFL.
Quando Al Fayed assumiu o Fulham, o clube pulou da terceira para a primeira divisão em apenas três temporadas, com a conquista da League One em 1999 e da Championship em 2001. Desde então, a equipe vem se mantendo firme na Premier League. Em 2002, os Cottagers foram campeões da extinta Copa Intertoto da UEFA e tiveram campanha de destaque com o vice-campeonato da Europa League em 2010.