Desatenção: foi a palavra-chave deste grande clássico em Anfield Road. Um gol prematuro que deixou o Liverpool em boa situação no decorrer da partida.
A torcida fez um grande espetáculo nas arquibancadas. E os Reds entraram fulminantes na partida. Aos dois minutos, Ashley Young fez um recuo precipitado e Sturridge estava atento, finalizou, mas a bola sofreu desvio e foi para escanteio. Na cobrança, Gerrard achou Agger, este escorou para Sturridge (aniversariante do dia), e desta vez o atacante não desperdiçou - fez um desvio preciso de cabeça, no ângulo direito do arqueiro De Gea. Estava feito o 1 a 0.
Nos minutos que seguiram a marcação do gol, os visitantes buscaram se lançar ao ataque, porém a equipe da casa mostrou-se bem postada defensivamente e ateve-se aos contra-ataques com os velozes meio-campistas Aspas e Coutinho. Merece destaque também a boa atuação do lateral-direito Glen Johnson.
O final da primeira etapa foi marcado por um momento de tensão: após um cruzamento de Ashley Young, Van Persie reclamou de ter recebido uma cotovelada de Skrtel. Segundos depois, Gerrard apareceu para tomar as dores do companheiro de equipe. Mesmo após a bronca do árbitro Marriner, Van Persie e Gerrard continuaram se esbarrando.
Na segunda etapa, a equipe visitante entrou mais disposta. Aos cinco minutos, Giggs cobrou escanteio, a defesa do Liverpool afastou mal e a bola sobrou para Ashley Young, que dominou e chutou forte, da entrada da área, mas a bola explodiu em Johnson.
Passados 25 minutos da etapa final, mais uma precipitação da zaga do United, desta vez Vidic recua mal e De Gea é obrigado a sair do gol, evitando a chegada de Johnson.
Aos 31 minutos, Nani soltou a bomba de perna direita e Mignolet espalmou para fora da área. Dez minutos depois, Javier Hernandez, que havia entrado no lugar de Giggs, lançou Van Persie na área. O atacante holandês finalizou à esquerda da meta.
No último minuto, os Reds encaixaram um ótimo contra-ataque. Sterling, que havia entrado no segundo tempo, avançou sozinho com a bola e chutou de perna direita, obrigando o goleiro De Gea a realizar uma grande defesa.
E apesar de todos os esforços do emblema de Manchester, a partida terminou mesmo 1 a 0 para os comandados por Brendan Rodgers.
Com este resultado, os Reds lideram a competição, com 100% de aproveitamento e sem sofrer nenhum gol. Podem apenas ser alcançados pelo Tottenham, que enfrentará o Arsenal. Enquanto isso, os Red Devils ocupam a sexta colocação, com apenas quatro pontos somados. Na próxima rodada, o Liverpool viaja para País de Gales, onde enfrentará o Swansea City, dia 16/09, às 16:00h (de Brasília). Já o Manchester United recebe o Crystal Palace, no dia 14/09, às 8:45h (de Brasília).