Abrindo a 16ª rodada da Premier League, Manchester City e Arsenal jogaram no Etihad Stadium. O City fez jus ao seu retrospecto dentro de casa e aplicou uma impressionante goleada de seis a um sobre o atual líder do campeonato. O resultado deixou o City a três pontos da liderança, e abriu brechas para que os outros rivais também se aproximem. Os Citizens chegaram aos 32 e subiram para a segunda colocação, podendo ainda serem ultrapassados por Chelsea e Liverpool ao final da rodada. O Arsenal, por sua, vez permaneceu com 35 pontos e pode ver os rivais mais de perto. O City volta a campo no próximo sábado contra o Fulham fora de casa, e os Gunners têm outro jogo difícil, dessa vez contra o Chelsea em casa, na segunda-feira.
Aos 13 minutos, Nasri cobrou escanteio da esquerda, Demichelis resvalou de cabeça e Aguero, livre na segunda trave, completou com um belo voleio para abrir o placar. O jogo já começava bem movimentado. Aos 20, Negredo recebeu de Kompany dentro da área e quase marcou na sequência. Aos 30, após roubar a bola no meio campo, o Arsenal avançou ao ataque com Ozil. O meia viu Walcott vindo de trás e passou a bola para ele bater de primeira e marcar o gol de empate. Aos 36, Negredo tentou o chute colocado na saída de Szczesny e viu a bola passar novamente muito perto da trave. Aos 38, finalmente Negredo conseguiu seu gol: depois de ser enfiado na área, Zabaleta cruzou rasteiro e Negredo dividiu com o zagueiro para empurrar a bola para o gol. Aos 45, Demichelis completou o escanteio na primeira trave e seu cabeceio passou com muito perigo. Já nos acréscimos, David Silva ainda tentou o chute de fora, mas mandou pra longe.
O jogo voltou no mesmo ritmo, e logo aos quatro minutos da segunda etapa, após a bobeada da zaga do Arsenal na saída de bola, Fernandinho roubou a bola e bateu colocado para marcar o terceiro gol do City. Aos seis, Giroud recebeu um cruzamento do lado esquerdo e por pouco não chegou inteiro na bola para concluir ao gol. Giroud apareceu bem novamente: aos dez minutos, o francês se livrou da marcação e apareceu na primeira trave para completar de cabeça o cruzamento de Sagna. A bola passou muito perto da trave. Aos 17, Ramsey deu um belo passe por elevação para Walcott dentro da área, que completou de maneira ainda mais bonita, num chute colocado no ângulo direito de Pantilimon. Três a dois e um grande jogo no Etihad Stadium. Era realmente um jogo incrível! O gol do Arsenal não abalou os donos da casa, que três minutos depois aumentaram a vantagem mais uma vez: Navas, num passe preciso pela direita, achou Silva no meio da zaga dos Gunners. O espanhol completou de primeira e marcou o quarto dos Citizens.
Aos 23, Wilshere arriscou de fora e Pantilimon trabalhou bem para evitar o gol adversário. Aos 33 minutos, Navas fez uma tabela com Negredo na frente da área, driblou Szczesny e bateu cruzado, já sem ângulo, quase marcando o gol. Três minutos mais tarde, Toure veio avançado livre pelo meio e bateu da entrada da área, levando perigo à meta de Szczesny. Aos 38, Fernandinho soltou uma bomba de fora da área e Szczesny espalmou pra escanteio. Aos 42 minutos, Fernandinho tabelou com Nasri dentro da área, cortou Mertesacker e tocou de cavadinha na saída de Szczesny, aumentando de maneira magnífica a goleada do City. Já aos 45, Walcott cobrou falta rasteira e Pantilimon mandou pra fora. O jogo parecia não ter fim: aos 48, Sagna cruzou na pequena área e Mertesacker surgiu do meio da zaga adversária para cabecear e diminuir o placar para o Arsenal. E finalmente no último minuto, depois de mais um contra-ataque rápido, Milner recebeu a bola na área, driblou o goleiro e sofreu o pênalti. Toure foi para a cobrança e, com tranquilidade, fechou o placar da partida.