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Valores dos naming rights dos clubes da Premier League

Quando se fala das cifras que são lucradas com naming rights na Premier League, os gigantes de Manchester, United e City, estão disparados na frente dos outros clubes. Segundo pesquisa divulgada essa semana por especialistas de avaliação global da American Appraisal, o Manchester City poderia faturar quase £18 milhões por ano com a mudança de nome do seu estádio, enquanto o Manchester United embolsaria cerca de £17 milhões. A análise, que ainda leva em conta os patrocínios recebidos por todos os clubes, também mostrou que o United tem um potencial de ganho de £10 milhões a mais, por temporada, que o terceiro colocado Arsenal.

A alta valorização do United foi proporcionada pelo patrocínio de £160 milhões da AON em seu centro de treinamento em Carrington, pela bolada recebida no atual contrato de material esportivo e também pelo novo acordo de patrocínio da camisa com a Chevrolet. Todavia, renomear um estádio histórico e emblemático como o Old Trafford traria muitos riscos aos Red Devils, motivo que os deixaram abaixo dos seus rivais locais na avaliação. Já o City não sofre com esse problema e lucra um bom dinheiro no pacote de patrocínio acordado com a Etihad Airways pelos direitos de nome do Etihad Stadium. O sucesso obtido nos últimos anos nos campeonatos nacionais e internacionais ajudou os Citizens a serem catapultados para a primeira colocação.

O atual líder da Premier League, Arsenal, ocupa o terceiro lugar, com uma receita potencial de £6,75 milhões, quantia bem menor que a de seus rivais sediados em Manchester. O Liverpool está na quarta colocação com £6,06 milhões, seguido por seu rival de Merseyside e outros dois clubes de Londres: Tottenham, Chelsea e Everton, com £5,76 milhões, £5,45 milhões e £2,98 milhões respectivamente. Embora a ordem não seja a mesma, dos sete clubes melhores colocados da lista, cinco ocupam as primeiras posições na tabela da Premier League — exceções de Manchester United e Tottenham. Somadas as rendas de todos os clubes, eles têm um potencial anual de £59 milhões, cerca de 80% do mercado de naming rights da Premier League.


A situação dos sete últimos colocados da lista, Swansea, West Brom, Hull City, Southampton, Crystal Palace, Norwich e Cardiff, respectivamente, chama a atenção. Todos eles foram recentemente promovidos à primeira divisão e quase todos ocupam posições baixas ou intermediárias na tabela. Estes clubes também possuem baixos valores de patrocínio para suas camisas em relação aos grandes da Premier League e ainda estão se estabelecendo na principal liga da Inglaterra. Apesar desses fatores negativos, a pesquisa mostra que se esses clubes "pequenos" mantiverem boas atuações em campo, as perspectivas para um futuro bom acordo de naming rights são animadoras.

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