O Everton teve hoje a chance de assumir a quarta colocação da Premier League, porém apenas empatou com o West Bromwich, no The Hawthorns, em 1 a 1. Resultado péssimo para ambas as equipes: o Everton caiu para a sexta colocação, com 42 pontos, enquanto o West Brom ganha uma posição: é o 13º, com 22 pontos.
O primeiro tempo foi bastante truncado, muita marcação e pouca criatividade. A posse de bola foi equilibrada, mas os visitantes chutaram mais a gol: 10 finalizações contra 3 dos mandantes. O placar só foi inaugurado aos 41 minutos: Distin lançou a bola do campo de defesa, Lukaku escorou de cabeça e Mirallas foi mais rápido que a zaga, colocou a bola na frente e tocou com frieza na saída de Foster.
Na segunda etapa, o técnico Pepe Mel, estreante no comando dos Baggies, trocou Vydra por Anichebe, ex-jogador do Everton. Mulumbu também entrou na partida, substituindo Gera. E por mais irônico que pareça, o clube da casa ganhou mais mobilidade. Passou a controlar a partida, enquanto o Everton pouco fazia. E aos trinta minutos, veio a recompensa: Anichebe soltou para Morrison na linha de fundo, que cruzou para a área; Lugano se antecipou a Distin e igualou o marcador.
A partir daí, o jogo seguiu morno, sem muitas chances de gol. Para piorar, Coleman saiu lesionado de campo. O jogo também marcou a estreia de Aiden McGeady com a camisa dos Toffees. Já nos acréscimos, Baines cobrou falta na área, Barry chutou e Distin completou para o gol, porém o defensor estava em condição irregular.
Ambas as equipes disputarão dérbis na próxima rodada. No dia 29 de janeiro, o West Brom terá pela frente o dérbi de West Midlands contra o Aston Villa, às 17h45 (de Brasília), fora de casa. Um dia antes, o Everton enfrentará o Liverpool, em Anfield, às 18h. Antes disso, os Toffees jogarão pela 4ª fase da FA Cup: a partida será no dia 25, às 15h30, contra o Stevenage (clube que milita na League One), no Lamex Stadium.