O futebol é um esporte incomparável, e durante a atual copa do mundo podemos ter certeza disso. Também temos grandes jogadores em grande fase e times muito bem treinados, o mesmo se dá ao futebol do passado. No entanto alguns acontecimentos ficam marcados pra sempre e tiram a beleza do jogo. O episódio da 'mordida' de Luis Suárez no zagueiro italiano Chiellini chamou a atenção na semana passada e e por isso que o jornal inglês Daily Mail fez uma lista com os '10 piores vilões do futebol', que traz agressões e lances que chocaram tanto quanto o do uruguaio do Liverpool.
10 - Harald Schumacher
Em um jogo da copa de 1982 na Espanha entre França e Alemanha, o excelente goleiro alemão Schumacher se precipitou e de forma bisonha abandonou sua meta para tentar agarrar a bola lançada por Michel Platini que ia em direção a Patrick Battiston, o arqueiro se jogou com toda a força para a frente acertando em cheio o francês que teve sua retirada do gramado por maca.
![]() |
Schumacher em dividida com Battintson (Sofoot.com) |
9 - Eric Cantona
Quem não se lembra do atacante francês Eric Cantona, que marcou época jogando pelos Red Devils comandados por Sir Alex Ferguson? Bem, muitos talvez o recordem também por um incidente inusitado. Cantona era acrobata para marcar gols, e no entanto também usou de suas técnicas para agredir um torcedor do Crystal Palace na arquibancada de Selhurst Park com um golpe de artes marciais no ano de 1995. O adepto dos Eagles inferiu frases ofensivas ao jogador que respondeu usando um golpe de Kung Fu. Cantona foi banido dos gramados por 9 meses.
![]() |
Cantona 'kung fu' contra torcedor do Palace (Telegraph) |
8 - Edmundo
Edmundo jogava com facilidade e era um pesadelo para as defesas, e um pesadelo também para a boa conduta em campo. Não é por acaso que foi chamado de 'o animal' por onde passou. Os casos são inúmeros, várias agressões em adversários durante clássicos paulistas e cariocas, confusões com árbitros e até situações extra-campo, com outras pessoas não relacionadas ao esporte, mulheres e polícia. Edmundo muitas vezes era exemplo apenas dentro de campo.
![]() |
Edmundo 'o animal' em confusão com palmeirenses (Ytimg) |
7- Andoni Goikoetxea
Em 1983 num clássico contra o Barcelona, o zagueiro do Athletic Bilbao foi protagonista de uma das piores lesões do lendário Diego Maradona. O argentino seguia com a bola em direção a área, quando de repente o defensor chegou de carrinho por trás e quebrou uma das pernas do Barcelonista. Maradona teve uma passagem discreta pelo clube da Catalunha, porém este ocorrido ficou marcado nela.
![]() |
Diego Maradona e a perna duramente fraturada por Goikoetxea (Dailymail) |
6 - Roy Keane
O irlandês fez algo terrível a um companheiro de profissão durante um jogo da Premier League em 2001. Keane não perdeu a viagem no lance e levantou demais a perna em direção a Alfe-Inge Haaland, que teve sua carreira acabada devido a uma lesão séria nos ligamentos do joelho e também ao impacto da pancada. Roy era conhecido por ser pavio curto e não raro se desentendia com árbitros e jogadores.
![]() |
Roy Keane no lance que marcou sua carreira (Skysports) |
5 - Duncan Ferguson
''Um dos centro-avantes mais descompromissados que o futebol inglês já viu''', assim se define o jogador escocês que defendeu as cores do Everton, Dundee United, Newcastle e Rangers (Escócia). 'Big Dunc' já foi preso e ficou 3 meses em regime fechado depois de uma cabeçada em John McStay que atuava pelo Raith Rovers. Duncan encerrou sua carreira em 2006.
![]() |
Duncan Ferguson trocando a bola pela cabeça de McStay (Dailymail) |
4 - Joey Barton
O polêmico twitteiro não aparece na mídia apenas por seus tweets, Barton também já foi protagonista de vários episódios um tanto quanto diferentes no mundo da bola. Já mostrou seu traseiro para torcedores do Everton, ja apagou um cigarro no rosto de um jovem torcedor do City e já pegou pena de 74 dias por agressão. Barton não apenas é o alfinetador da internet.
![]() |
Joey Barton em discussão com Carlitos Tevez (Dailymail) |
3 - Diego Maradona
Para muitos o melhor jogador que o mundo já viu, para outros, coadjuvante de Pelé, Don Diego era sem dúvidas um gênio da bola, carregava-a nos seus pés com extrema facilidade e deu vários títulos ao Napoli e uma Copa do mundo para a Argentina em 1986 no México. Também marcou um dos gols mais bonitos da história do futebol nesta mesma competição. No entanto polêmicas e bizarrices fazem parte de uma brilhante carreira. Desde brigas até problemas extra-campo. Dentro dos gramados o atleta participou de uma confusão generalizada atuando pelo Barcelona contra jogadores do Athletic Bilbao, do lance da 'mão de Deus' que classificou a Albiceleste contra a Inglaterra no polemíssimo gol de mão e de uma comemoração controversa frente a câmera na copa de 1994. Fora deles os problemas já muito bem conhecidos, tais como o vício das drogas.
2 - Kevin Muscat
Formado pelo Millwall o zagueiro inglês foi expulso 12 vezes na carreira e foi forçado a aceitar um acordo de 250 mil libras pela corte devido a uma entrada criminosa em Mattew Holmes do Charlton pela FA Cup de 1998. Muscat ficou conhecido como um dos jogadores mais odiados do futebol inglês e até mundial. Atualmente o jogador continua dando entradas violentas no Melborne, time da primeira divisão australiana.
![]() |
O 'mais odiado do mundo' Muscat (Dailymail) |
1 - Luis Suarez
'Mordedor' Luisito Suarez foi o autor de 31 gols na temporada 2013/2014, dono de um faro de gol incrível, velocidade e a tradicional raça uruguaia é sem sombra de dúvidas um 'jogadorazo'. Porém Luisito é o jogador mais polêmico da atualidade, que sá da história. Foram 3 mordidas em um espaço de 3 anos, uma em Ottman Bakkal do PSV, outra em Branislav Ivanovic do Chelsea pela Premier League e a sua última em Giorgio Chiellini, pela Copa do Mundo FIFA 2014 em duelo contra a Itália. As mordidas renderam ao atleta muitas suspensões sendo a punição dada pela FIFA a maior de toda a história, 4 meses fora do futebol e 9 jogos afastado das Copas, no caso as próximas. 'El pistolero' Suarez também protagonizou manifestações de racismo contra o francês Patrice Evrà recusando-se a trocar um aperto de mão com o Red Devil. Essa atitude rendeu-lhe 8 jogos de suspensão pela Premier League. Suarez une garra, técnica e muita habilidade para jogar futebol é pena que tenha atitudes mesquinhas em algumas vezes.
![]() |
Luisito Suarez leva o prêmio de maior vilão do futebol (TheTimes) |