Plantão
Mail RSS
BritAcess

Histórias da Ilha Esmeralda

A seleção da Irlanda do Norte atua de forma independente desde 1921 (antes disso, ela disputava competições juntamente com a República da Irlanda). A equipe classificou-se para a Copa do Mundo em três edições do torneio: 1958 (Quando se tornou o menor país a alcançar a fase de quartas de final), 1982 (Quando chegou às oitavas de final) e 1986.


Novato - Norman Whiteside tornou-se o jogador mais jovem a disputar uma Copa do Mundo (desbancando o recorde do Pelé, ao representar a Irlanda do Norte na Espanha, em 1982, com a penas 17 anos e 41 dias de idade, Ao longo de sua carreira, ele obteve 38 convocações para a seleção, marcando nove gols.


Healy, o goleador - Artilherio máximo da Irlanda do Norte, David Healy, marcou mais que o dobro de gols pela seleção do que o segundo colocado nesse quesito. Ele fez dois gols em sua estreia, contra a seleção de Luxemburgo, em 23 de Fevereiro de 200, e marcou os três da vitória por 3 a 2 sobre a Espanha, jogo válido pelas eliminatórias para a Eurocopa 2008, em 6 de setembro de 2006.


Peter, o grande - Ex-jogador do Manchester City e do Derby County, o atacante Peter Doherty, um dos jogadores mais caros de seu tempo, conquistou a Premier League e a FA Cup como jogador, além de atuar 19 vezes pela seleão da Irlanda do Norte numa carreira interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Seu gol no fim do jogo, que garantiu o empate de 2 a 2 contra a Inglaterra, em 1947, evitou que sua seleção fosse derrotada pelos ingleses pela primeira vez. Como treinador, ele levou a Irlanda do Norte para as quartas de final da Copa do Mundo de 1958 e o país ainda ostenta o recorde de menor nação a chegar a essa fase da competição. A equipe norte-irlandesa foi derrotada por 4 a 0 pela França, que terminou o torneio em terceiro lugar.


O gigante Jennings - A marca expressiva de 119 partidas de Pat Jennings na seleção também chegou a ser, um dado momento, um recorde internacional. O ex-goleiro dos Spurs e dos Gunners fez sua estreia pela seleção de seu país aos 18 anos contra o País de Gales, em 15 de Abril de 1964, e disputou sua última partida na Copa do Mundo de 1986, aos 41 anos, ao enfrentar o Brasil.


Maradona good, Pelé Better, George Best - Um dos maiores jogadores que nunca desfrutaram de uma Copa do Mundo, Best, todavia, venceu campeonatos domésticos e europeus com o Manchester United, incluindo a liga dos Campeões da Europa e o prêmio de jogador europeu do ano, em 1986. Ele também atuou nos Estados Unidos, em Hong Kong e na Austrália antes de se aposentar de vez, 1984.


Torcedores premiados - A união dos torcedores de futebol da Irlanda do Norte recebeu o prêmio Torcedores Internacionais em Bruxelas, no ano de 2006, por seu trabalho em conjunto com a Associação norte-irlandesa de futebol, a fim de acabar com a intolerância no futebol.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário