
Kenny Dalglish foi jogador do Liverpool de 1977 até a temporada 1989/90, ganhando nesse período muitos títulos relevantes, como a Copa dos Campeões da Europa por três vezes e a Liga Inglesa, mas em 1985, após a demissão de Joe Fagan, ele se tornou jogador-treinador e logo no primeiro ano Kenny ganhou o título inglês e o título da FA Cup, conquistando assim o ''Double''.
Após um início ótimo como treinador, Kenny passou a temporada seguinte (1986/87) sem ganhar nenhum título, perdendo a final da Copa da Liga para o Arsenal por 2 a 1. Duas temporadas depois, Dalglish ganhava sua terceira Liga como treinador e mesmo perdendo a final da FA Cup ele recebeu seu terceiro prêmio de Treinador do Ano na Inglaterra. Em 1991 Kenny saiu dos Reds e assumiu o comando do Blackburn.
Em Janeiro de 2011 Kenny Dalglish volta a ser o novo treinador do Liverpool e traz jogadores novos e que seriam futuramente importantes para o clube, como Luis Suárez e Jordan Henderson. Ele ainda ganhou uma Copa da Liga na temporada 2011/12, mas em 2012 deixou cargo de treinador.
Logo que saiu do Liverpool em 1991, Kenny foi anunciado como o novo treinador do Blackburn Rovers. Ele chegou com o time na segunda divisão inglesa, e logo na primeira temporada levou o time para a primeira divisão do futebol Inglês ao derrotar o Leicester City por 1 a 0 em Wembley. Na segunda temporada no comando do Blackburn jogando na primeira divisão inglesa, Dalglish conseguiu nada mais nada menos que um vice campeonato ficando atrás apenas do Manchester United.
Kenny trouxe, no começo da temporada 1984/85, Chris Sutton, que fez uma dupla com Shearer. Eles foram quase imbatíveis jogando juntos. O título inglês daquela temporada foi conquistado na última rodada, quando o Blackburn, mesmo perdendo para o Liverpool, se sagrou campeão graças ao West Ham ter segurado o Manchester United dentro de casa. Graças a esse título, Dalglish se tornou o quarto técnico a ganhar o Campeonato Inglês por times diferentes, e é disso que falaremos no History de hoje.
Destaques da conquista
- Tim Sherwood: Veio do Norwich em 1992 e foi uma das primeiras contratações de Dalglish, foi o capitão do Blackburn naquela temporada e seu moral nos Rovers era tão grande que quando Kenny pediu para o dono do Blackburn, Jack Walker, a contratação de Zidane, o milionário respondeu: ''Para que Zidane se temos Tim Sherwood.''
- Alan Shearer: Era uma máquina de gols, tanto que na temporada 1984/85 foi o artilheiro do Campeonato com nada menos que 34 gols, sendo que na temporada passada, quando os Rovers foram vice, ele marcou 31 gols, tudo isso com apenas 24 anos.
- Colin Hendry: Mesmo perdendo boa parte da temporada por conta de lesão, foi um jogador importantíssimo para a conquista da Liga. Era um dos jogadores que estavam no Blackburn desde os amargos tempos de segunda divisão.
![]() |
Kenny Dalglish com o capitão Tim Sherwood. |
Os outros treinadores campeões por times diferentes
- Tom Watson: Foi o treinador do Sunderland por seis temporadas (desde 1889/90 até 1895/96), e nesse período que ficou no comando dos Black Cats ganhou 3 títulos da Liga Inglesa, se tornando assim o maior treinador que o Sunderland já teve.
Em 1896 Tom se mudou para o comando do Liverpool FC, e foi com ele que os Reds ganharam seu primeiro título Inglês na temporada 1900/01 e o segundo título em 1905/06. Watson também levou o Liverpool para sua primeira final de FA Cup, mas acabou derrotado pelo Burnley pelo placar de 1 a 0.
- Brian Clough: Brian chegou ao Derby em 1967 e dois anos depois levou o time para a primeira divisão Inglesa, com o título da seguda divisão da temporada 1968/69. Três temporadas depois de chegar a primeira divisão inglesa, Clough conquistava o título, com um time de jogadores relativamente desconhecidos.
Ao pedir um aumento salarial e não ser atendido, Brian pediu demissão do County. Duas temporadas depois ele assina com o Nottingham Forest, o maior rival do Derby. Pelo Forest, Brian faz sua história, conquistando o único título inglês do time, junto também com o bicampeonato da Copa dos Campeões da Europa e quatro Copas da Liga Inglesa com um time que não tinha reconhecimento algum.
- Herbert Chapman: Chapman já havia passado por Northampton Town e Leeds City, ambos sem sucesso algum, antes de chegar no Huddersfield Town. Na primeira temporada pelos Terriers, Herbert venceu a FA Cup batendo o Preston North End por 1 a 0, mas na Liga o time foi mal e acabou em décimo quarto colocado. Para arrumar o time o manager fez algumas contratações, arrumou o esquema tático do time e acabou levando pra casa o título da primeira divisão nas temporadas seguintes, com um bicampeonato.
Logo que saiu do Huddersfield, Chapman assumiu o Arsenal e depois de algumas contratações, e muita paciência, 3 temporadas depois de sua chegada, ele conquistou uma FA Cup da temporada 1929/30, e logo na temporada seguinte o título da primeira divisão, com 127 gols durante a temporada, um recorde que permanece até os dias de hoje. Herbert ainda ganhou mais dois títulos Ingleses seguidos com o Arsenal.