Plantão
Mail RSS
BritAcess

Chelsea e Bayern decidem título europeu neste sábado



Após muito tempo de espera, enfim chegou o dia de saber quem será o campeão da UEFA Champions League na temporada 2011/12. Chelsea e Bayern de Munique se enfrentam neste sábado, às 15h45 (horário de Brasília), na Allianz Arena, pelo título mais importante do continente. Enquanto os alemães tentam ser campeões em casa, os ingleses querem conquistar o torneio pela primeira vez na história.

Para chegar até a decisão, o Chelsea eliminou o poderoso Barcelona, vencendo o jogo da ida das semifinais em Londres por 1 a 0 e empatando a volta na Espanha em 2 a 2. O Bayern também eliminou um time espanhol. Venceu o Real Madrid na Alemanha por 2 a 1, perdeu a partida de volta pelo mesmo placar, e se classificou triunfando nos pênaltis, quando brilhou a estrela do jovem goleiro Neuer.

O Chelsea terminou a Premier League somente na sexta posição, com 64 pontos. O campeão foi o Manchester City, com 89. Dessa forma, os Blues só estarão presentes na próxima Champions League se forem campeões do torneio neste sábado. Caso contrário, irão disputar a Europa League graças ao título da FA Cup, no último dia 5. Já na Bundesliga, o Bayern foi o segundo colocado e viu o Borussia Dortmund ser campeão pela segunda temporada consecutiva, com ampla vantagem na liderança: 81 pontos contra 73. 

Para a decisão, o Chelsea terá quatro jogadores suspensos: John Terry, Branislav Ivanovic, Raul Meireles e Ramires. Em compensação, terá a dupla de zaga David Luiz e Gary Cahill apta para disputar o confronto decisivo. O brasileiro está desde 15 de abril sem jogar, enquanto o inglês perdeu os últimos cinco jogos. O francês Malouda foi avaliado na noite desta sexta-feira e também deve poder jogar.

Durante a semana, o treinador interino Roberto Di Matteo, que assumiu o comando do Chelsea com o torneio já em andamento após a demissão do português André Villas-Boas, levantou a possibilidade de formar a dupla de ataque com Didier Drogba e Fernando Torres, apesar de nunca terem marcado gol quando jogaram juntos.

Pelo lado do Bayern de Munique, os desfalques também são por suspensão. David Alaba e Holger Badstuber, formados nas categorias de base do clube, e o brasileiro Luiz Gustavo estão fora. O compatriota de Gustavo, Rafinha, está na expectativa de ser escalado pelo treinador Jupp Heynckes, campeão em 1997/98 pelo Real Madrid e que não dá dicas de quem deve formar a defesa.

Chelsea e Bayern já se encontraram na Champions League. A última vez que isso aconteceu foi nas quartas-de-final de 2005. No placar agregado, os Blues levaram a melhor: 6 a 5. O time alemão já disputou três finais contra times ingleses e não tem um retrospecto tão bom assim. Venceu a decisão de 1974/75 sobre o Leeds United, mas perdeu as de 1981/82 e 1998/99 para Aston Villa e Manchester United, respectivamente.

O lugar mais longe que o Chelsea chegou numa Champions League foi a final na temporada 2007/08, quando foi derrotado pelo rival Manchester United, nos pênaltis, em Moscou. Os jogadores tomam aquele jogo como motivação para conquistarem o título hoje. Enquanto isso, o Bayern levantou o caneco do torneio em quatro oportunidades, três delas de forma consecutiva: 1973/74, 1974/75, 1975/76. O título mais recente é o de 2000/01. Se vencer hoje, se iguaralá ao Liverpool com cinco conquistas. Somente Real Madrid e Milan foram campeões mais vezes.

Relembrando: a decisão é neste sábado, às 15h45 (de Brasília), na Allianz Arena.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Final da UCL no @RivalBritanica, Bayern x Chelsea, às 15h30, com @saimonrb @GeorgeCruz7 @Savio_6 @mvkssesinski e @_zecafilho
    http://rivalidadebritanica.blogspot.com.br/p/radio-rb.html

    ResponderExcluir
  2. Vou torcer pro Bayern.
    Nada contra o Chelsea mas acho que seria injustiça o Tottenham perder a vaga na Champions.

    Abraços

    ResponderExcluir