Num dos jogos mais emocionantes da Eurocopa até aqui, a Inglaterra derrotou a Suécia em Kiev e garantiu sua primeira vitória no Grupo D da competição. De quebra, eliminou a rival antes mesmo da última rodada. Com este resultado, o English Team chega aos quatro pontos e divide a liderança com a França, que venceu a Ucrânia no jogo preliminar por 2 a 0.
Na última rodada da chave, que acontece na próxima terça-feira, a Suécia joga contra a França no Olímpico de Kiev, enquanto a Inglaterra tem a Ucrânia pela frente, na Donbass Arena, no confronto que vai marcar o retorno de Rooney à seleção inglesa e a estreia do atacante do Manchester United nesta Eurocopa. Ambas as partidas terão início às 15h45 (de Brasília).
O jogo mostrou que seria bom e movimentado desde o início. Aos sete minutos, Parker chutou no ângulo e obrigou o goleiro Isaksson a fazer bela defesa. A resposta sueca veio aos 11, em chute de Larsson que Joe Hart encaixou. Aos 23, Gerrard deu grande lançamento para Carroll, que de cabeça mandou no canto e abriu o placar. Foi um gol da Inglaterra e um gol do Liverpool, além da segunda assistência do meia nesta Eurocopa - a primeira foi para Lescott, no 1 a 1 contra a França, na estreia.
O restante do primeiro tempo não foi tão bom, mas o segundo começou a todo vapor. Logo aos três minutos, Ibrahimovic cobrou falta na barreira e mandou o rebote para a área. Mellberg recebeu e bateu para o gol. A bola ia entrando quando Johnson chegou de carrinho para tentar tirar, mas mandou contra o próprio patrimônio. 1 a 1.
A virada da Suécia veio dez minutos mais tarde. Após cobrança de falta, Mellberg mandou de cabeça e fez o gol, que obrigou Roy Hodgson a mexer no time e colocar Theo Walcott. A entrada do atacante do Arsenal melhorou a equipe e foi dele, aos 18, o gol de empate. Após cobrança de escanteio, a sobra ficou para Walcott, que chutou de fora e contou com falha de Isaksson para marcar. 2 a 2. No lance anterior, o goleiro havia feito uma espetacular defesa em cabeceio de Terry, mas não repetiu a performance.
Precisando de vencer para não se complicar no grupo, o English Team foi em busca da virada, e conseguiu. Walcott fez bela jogada pela direita, invadiu a área, chegou à linha de fundo e cruzou para trás, onde Welbeck, de costas, marcou um golaço, um dos mais bonitos da Eurocopa até então. 3 a 2. A pressão sueca nos minutos finais foi gigante, mas o placar não foi alterado novamente.