Cameron McGeehan celebra seu gol na última vitória do Luton: sobre o Tamwort por 2 a 0 |
No próximo sábado (12), o Luton Town pode regressar à Football League após cinco anos na Conferência Nacional, quinto escalão do futebol inglês. Às 8h52 (de Brasília), os Hatters enfrentarão o Braintree Town, precisando da vitória para se sagrarem campeões e conseguirem o acesso direto à League Two 2014/15. Você pode acompanhar a partida em tempo real no Twitter do BritFoot a partir das 8h30, com escalações e últimas notícias.
CLASSIFICAÇÃO DA CONFERENCE
Caso o Luton vença a partida, chegará a 95 pontos, 16 a mais em relação ao segundo colocado, Cambridge United, que tem somente 15 pontos em disputa. O Braintree, por sua vez, está de olho nas vagas dos playoffs.
Para a partida, é esperado em Kenilworth Road um público maior do que os 8,554 torcedores que compareceram ao último jogo. Na ocasião, o Luton venceu o Tamworth por 2 a 0. Para o jogo, o técnico John Still deve escalar o mesmo que vem sendo escalado. A única exceção é Andy Gray, um dos artilheiros da Conference com 27 gols, que sentiu dores no último jogo e é dúvida para o embate de sábado.
O Luton sempre fez boas campanhas na Conference, mas acabava "batendo na trave" na hora da decisão. Em 2009/10, terminaram na segunda posição, mas foram eliminados pelo York na semifinal do playoff. Em 2010/11, terminaram em terceiro e chegaram à final do playoff, mas perderam nos pênaltis para o AFC Wimbledon. Em 2011/12, após terminar no quinto lugar, o York voltou a ser o algoz, na final do playoff. Na temporada passada, não foram além de um sétimo lugar.
Buscando evitar a pressão dos playoffs, o Luton vem fazendo uma temporada invejável na Conference. Está com 92 pontos, perdeu apenas quatro vezes e é o detentor da maior invencibilidade da temporada inglesa (durou longos 27 jogos), incluindo algumas goleadas, como 7x0 sobre o Hereford, 6x0 sobre o Kidderminster e 5x0 sobre o Wrexham. Estes resultados também conferem ao Luton o melhor ataque da competição, com 93 gols marcados até então.
O retorno à Football League é apenas "o começo de um recomeço" para o Luton, que já esteve na Championship, e sofreu três rebaixamentos em três temporadas: em 2006/07, caíram da Championship para a League One, caindo para a League Two em 2007/08 e para a Conference em 2008/09.