O Everton venceu o lanterna Sunderland por 1 a 0 e assumiu a quarta colocação na tabela da Premier League. Esta vitória coloca os Toffees mais próximos da vaga para o playoff da Champions League. Com este resultado, o Everton vai a 66 pontos e supera sua melhor marca na Premier League, que era de 65 pontos na temporada 2007/08. O Sunderland amarga a lanterna do campeonato, com apenas 25 pontos e dois jogos a menos em relação aos seus concorrentes diretos.
Antes do início da partida, foi respeitado um minuto de silêncio em memória às vítimas da tragédia de Hillsborough. Com a bola rolando, o que se viu foi um jogo frenético, aberto, com chances de gol para ambos os times. Aos treze minutos, Baines rolou para Naismith, que limpou de Wes Brown com categoria, mas chutou por cima. A chance mais aguda do Sunderland aconteceu aos trinta: Baines recuou mal, Borini driblou Howard e chutou, mas Stones se atirou na bola e impediu o gol dos mandantes.
Na segunda etapa, o Sunderland deteve mais a bola e finalizou mais, porém acabou sofrendo o gol de uma forma cruel. Aos 29 minutos, Deulofeu fez jogada pela esquerda e tentou o cruzamento. Wes Brown, na tentativa de cortar a bola, acabou desviando contra o patrimônio. Após o gol, o Sunderland se lançou ainda mais ao ataque, mas parou nas boas defesas do goleiro Howard e na dupla de zaga (Stones e Distin), que estava muito entrosada.
Os clubes voltam a campo na próxima quarta-feira, às 15h45 (de Brasília). O Everton recebe o Crystal Palace, em jogo adiado da 26ª rodada, enquanto o Sunderland visita o Manchester City, jogo adiado também da 26ª rodada.