Joe Thompson: inspiração, lição de vida. |
Milagre é a palavra que melhor descreve a situação. Superar um câncer nunca é fácil, ainda mais quando se trata de um Linfoma de Hodgkin Nodular Esclerosante, um tipo bastante agressivo da doença. Felizmente, Joe Thompson é dos casos que conseguiu virar esta página de maneira surpreendente: em seis meses de quimioterapia, o jogador foi considerado pelos médicos em estado de remissão completa, que é quando o câncer pode ser considerado inativo, não significando, dado um período comum de 5 anos de duração após o início da remissão, como cura. O diagnóstico foi dado em outubro de 2013, e o jogador foi considerado livre da doença em junho deste ano.
Mesmo ainda inspirando cuidados, a vida de Joe Thompson deve ser considerada uma inspiração. Thompson, inglês, atualmente aos 25 anos de idade, começou sua carreira no Rochdale AFC, time da League One (3ª divisão), na temporada 2005/06, jogando como ponta. Se transferiu para o Tranmere Rovers em 2012, mas retornando ao Rochdale para jogar por empréstimo, quando seu câncer foi diagnosticado. O jogador não disputou nenhuma partida desde Setembro de 2013, quando sua vida passou a ser pautada totalmente na batalha contra a doença.
Isto certamente comoveu e motivou David Flitcroft, que trabalhou com Thompson quando foi assistente de treinador no Rochdale, e que atualmente treina o Bury, a convocar o jogador a participar dos treinamentos de pré-temporada da equipe, atualmente na League Two (4ª divisão), em Tenerife, Espanha, onde os médicos do clube confirmaram a remissão do câncer.
"Ele é uma grande inspiração. Temos sorte de tê-lo", comentou Fitcroft. "Conheço Joe tem muito tempo e sua força mental é incrível. Ele teve a maior batalha de sua vida ao lutar contra o câncer, e nós devemos nos assegurar que ele continue bem. Seu corpo sofreu um duro golpe, e a força vai voltando aos poucos, mas não podemos apressar o processo."
Mesmo com toda a vida modificada pela doença, Joe Thompson ainda conseguiu voltar seus olhos para os semelhantes: enquanto iniciava seu tratamento, Joe conseguiu levantar, com a ajuda de outros companheiros de promissão, £16,000 para a Leukaemia & Lymphoma Research, como parte da campanha "Grow 4 Joe", onde jogadores deixaram seus cabelos crescerem até o final da temporada 2013/14.
O primeiro milagre, Joe Thompson já conseguiu, que foi superar uma das doenças mais massacrantes que um ser humano pode ter. Agora, Thompson recomeça a busca por seu lugar ao sol, mas com ânimo e força renovados, com certeza.