Everton e Liverpool fizeram na manhã deste domingo o Merseyside derby no Goodison Park, confronto este que terminou empatado por 2x2, graças ao impedimento mal assinalado no final da partida no gol de Luis Suárez, destaque da partida.
Tentando obter a segunda vitória consecutiva na competição (feito não repetido há mais de 11 meses), os comandados de Brendan Rodgers tinham pela frente um adversário que vinha de dois empates fora de casa, e que visava dar prosseguimento a boa campanha na competição.
A partida começou muito movimentada, com as duas equipes buscando o gol, que saiu cedo, aos 14 minutos dos pés daquele que viria a ser grande destaque do clássico. Suárez aproveitou o lançamento de José Enrique, dominou na área e chutou cruzado. A bola ainda desviou em Baines antes de balançar o barbante, Reds 1x0. Na comemoração, Luisito "mergulhou" no gramado, ironizando as declarações do técnico do Everton, David Moyes.
Nos instantes seguintes a partida pegou fogo. Suárez novamente, agora com assistência de Gerrard, desviou de cabeça e ampliou o placar, aos vinte minutos. A reação dos Toffees veio no minuto seguinte. Cruzamento na área, a zaga afastou mal, na sobra Osman chutou e diminuiu o escore.
Com o gol, o Everton cresceu no jogo. Assim como o belga Mirallas, que deitava e rolava nas costas de Wisdom. Tanto é que o gol de empate saiu ali. Aos 35, Fellaini cruzou para o meio e Naismith completou para o gol aberto, Everton 2x2.
Ciente das deficiências defensivas, Rodgers mexeu no time para a segunda etapa: Sahin e Suso saíram para as entradas de Coates e Shelvey. Moyes também foi obrigado a trocar, tirando justamente o melhor jogador do seu time nos 45 minutos iniciais: Gueye na vaga de Mirallas, machucado.
Dessa forma, o Liverpool corrigiu em partes os erros pelo lado direito de sua defesa, enquanto o Everton perdeu grande força ofensiva. O segundo tempo passou a ter um jogo mais duro, pegado, e com poucas chances de gol, contrariando a boa imagem que ficou da primeira etapa.
Jogo equilibrado até os minutos finais, quando Suárez apareceu novamente, mais precisamente aos 48 minutos, já nos acréscimos. Após bola alçada na área, o uruguaio completou e recolocou os Reds à frente do placar. O juiz, entretanto, de forma equivocada invalidou o tento. Assim, o placar permaneceu o mesmo do primeiro tempo: empate por 2-2, que na realidade não foi bom para ambos os lados.
Com o resultado, o Liverpool que na próxima rodada recebe o Newcastle, domingo 04/11 às 14h, fica na 12ª colocação com 10 pontos. Já o Everton que na próxima rodada visita o Fulham sábado 03/11 às 13h, é 5º colocado com 16.