Por Fabio Junior
Neste
sábado (20) o Cardiff depois de garantir acesso direto a Premier
League na última rodada, garantiu também o título da Championship ao
empatar em 1 a 1 contra o Burnley, fora de casa.
Já estava virando um jejum conseguir esta classificação, pois nas últimas três temporadas, o time galês conseguiu classificar para os playoffs e em nenhum deles venceu, impedindo de conseguir o acesso. Na temporada 2009/2010, o Cardiff chegou a vencer nas semifinais o Leicester, mas perdeu na final contra o Blackpool. Na temporada seguinte eles enfrentaram o Nottingham Forest perdendo novamente, desta vez, logo nas semi. Na última temporada foram eliminados pelo West Ham, que hoje está na 1º Divisão.
O torcedor do Cardiff já estava arrumando motivo para novamente se preocupar, porque chegando no final da competição, o time caiu muito de rendimento, conseguindo somente três vitórias nos últimos onze jogos. Mesmo com a sequência ruim, os times como o Hull e o Watford eram muito irregulares, assim não permitindo uma aproximação no time galês.
A equipe para a Premier League deve sofrer alterações no elenco, por dois motivos, o primeiro é que uma equipe mesmo sendo campeã da Championship, o nível dos jogos sobe bastante, e o segundo motivo é que o proprietário do time, Vincent Tan, disse que pode gastar 25 milhões de libras em contratações. Alguns jogadores que foram destaque na competição e que podem destacar na 1º divisão, o lateral esquerdo, Taylor, o meio campista, Gunnarsson e o melhor jogador da equipe, Whittingham que nas últimas três temporadas ele é o destaque, que nesta temporada, dividiu o posto com o famoso galês Bellamy.
Nunca na história da Premier League dois times galeses participaram numa mesma temporada, e se espera que o Cardiff consiga repetir o feito do Swansea, que subiram e mantiveram sua filosofia de jogo, assim conseguindo se transformar numa equipe que sempre permanece na parte da cima da tabela.
Outro time que fica bem perto do acesso direto é o Hull, que precisa de uma vitória contra o Barnsley fora de casa, assim deixando em disputa somente as vagas para os playoffs, onde sete equipes ainda estão na disputa, entre eles os tradicionais Bolton e Nottingham Forest.