Por Igor Junio
Após vencer a FA Cup no sábado, Wigan visitou o Arsenal com as duas equipes precisando muito da vitória. E o time de Wenger saiu com o resultado positivo. Com a goleada sofrida, o Wigan está matematicamente rebaixado pela primeira vez em sua história. Agora o Arsenal depende só de si para garantir vaga na próxima Champions League, e de quebra, mandar seu maior rival Tottenham para a Europa League.
O Arsenal, jogando em casa, tentava tomar a iniciativa do jogo e tinha mais presença no campo de ataque. A primeira chance veio aos seis minutos, quando Walcott fez boa jogada pela direita, cruzou para Cazorla cabecear para fora. Pouco depois, aos dez minutos, o primeiro gol dos Gunners saiu. Cazorla cobrou escanteio e Podolski completou de cabeça pro fundo do gol 1 a 0. O restante da primeira etapa seguiu com o Arsenal superior, mas não criou mais nenhuma chance clara. No final, veio o castigo. Aos 45, Maloney cobrou falta de maneira perfeita e empatou a partida. 1 a 1.
O segundo tempo começou e logo com dois minutos os visitantes assustaram. Após boa jogada de McManaman, Koné perdeu chance incrível. No lance seguinte, veio a resposta. Walcott puxou contra ataque, deixou Cazorla de cara com Robles e o espanhol desperdiçou. No rebote, Rosicky teve a chance mas chutou pela linha de fundo. O Wigan fazia boa partida, mas não demorou e o Arsenal voltou a estar na frente. Jogada de Cazorla pela direita, cruzamento rasteiro e Walcott complementou pro gol. 2 a 1. Cinco minutos depois, o Arsenal tranquilizou o jogo. Novamente, passe de Cazorla, agora para Podolski, que encobriu o goleiro e fez um golaço. 3 a 1. Wigan se perdeu, e logo levou mais um. Ramsey deixou o dele e partida mais que liquidada. 4 a 1.
Na última rodada da Premier League, que será realizada no domingo (19) com todos os jogos no mesmo horário, às 12h, o Arsenal visita o Newcastle e o Wigan recebe o Aston Villa no DW Stadium. O jogo que poderia ser uma final na briga contra o rebaixamento, vira uma mera formalidade para ambas as equipes.