O Chelsea é o dono da Europa. Após conquistar a Champions League na temporada passada, os Blues venceram a Europa League nesta quarta-feira na Amsterdam Arena e até o dia 25 serão os atuais campeões dos dois torneios da UEFA. O pesadelo do Benfica não tem fim. Não bastasse ter sofrido o gol da derrota para o rival Porto no sábado nos acréscimos, teve de ser assim também contra o Chelsea. O algoz da vez? Ivanovic.
O reencontro do time campeão com a torcida em Londres no domingo marcará também a despedida do treinador Rafa Benítez, que fará seu último jogo comandando os Blues. A partida válida pela rodada derradeira da Premier League será contra o Everton em Stamford Bridge, às 12h (de Brasília).
Fernando Torres pode não estar em uma boa fase, mas quando chegam as decisões, ele brilha. Foi mais uma vez assim hoje na Holanda. Aos 14 minutos do segundo tempo, Petr Cech lançou a bola de sua própria área com as mãos e ela chegou até Torres no ataque. O espanhol ganhou na corrida de Luisão, teve calma para driblar o goleiro Artur e abrir o placar. Sem Demba Ba, que não podia jogar, sobrou para El Niño, que não decepcionou.
Aos 21, Azpillicueta colocou a mão na bola dentro da área e cometeu um pênalti bobo. Óscar Cardozo soltou a bomba quase que no meio do gol e empatou. O paraguaio marcou seu sétimo gol em nove jogos pela competição. E desde que a Copa da UEFA foi extinta e surgiu a Europa League neste formato, somente Falcao García soma mais gols que Cardozo: 30 a 20.
Aos 42, Frank Lampard, que pode ter feito um de seus últimos jogos com a camisa do Chelsea, já que a questão de renovação de contrato segue indefinida, soltou a bomba de fora da área e a bola explodiu no travessão. Nos acréscimos, Juan Mata cruzou, Ivanovic cabeceou e marcou o gol do título. Final: 2 a 1 e festa azul.