Nascia no dia 10 de maio de 1969 em Amsterdã, na Holanda, um dos maiores atacantes que tive oportunidade de ver jogar. Bergkamp, um jogador que aliava a técnica com a frieza. Considerado por muitos o maior jogador holandês a disputar a Premier League e conhecido por "The Iceman".
O jogador teve grandes marcas no seu início de carreira. Aos 17 anos já fazia parte dos profissionais do Ajax, clube que o revelou, e com 18 já era titular da equipe que conquistou a "Copa das Copas", extinta competição da UEFA. Ainda com a camisa do time holandês, o atacante conquistou mais cinco títulos, chegou a seleção nacional e conseguiu ganhar o prêmio de melhor jogador jovem do Planeta, em 1990.
Em 1993, o jogador chegava a Itália para jogar na Internazionale, equipe em que conquistou outro título europeu. O jogador não conseguiu manter as suas atuações da época de Ajax e não encantou os Nerazzurri, amargando o banco de reservas em quase toda a sua passagem. Com todo o investimento indo por água abaixo, a equipe italiana decidiu negociar o jogador. Ajax e Arsenal brigavam para levar Dennis. Os dois times tiveram suas propostas aceitas e a escolha ficou por conta do jogador. No final, ele escolheu o Arsenal.
Contratado por preço de banana, Bergkamp escolhia o clube que mais faria sucesso na carreira. Em seu primeiro ano, o jogador participou da campanha que levou os Gunners a Copa Uefa. Aquele Arsenal ainda não era de se inspirar. Ian Wright fazia a função de centroavante do time e que obrigava Bergkamp a jogar mais recuado. Foi a melhor mudança de sua carreira.
Com a chegada de Arsène Wenger na temporada de 1996/1997, o jogador passou a ser o armador do time. O ótimo rendimento com direito a 13 assistências fez com que o Arsenal conseguisse o terceiro lugar do campeonato, a melhor colocação do clube desde a reformulação da competição em 1992. No ano seguinte, Bergkamp voltou a ser o homem de referência no ataque e marcou 22 gols. Temporada em que foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo da FIFA, atrás apenas de Ronaldo e Roberto Carlos. Em 1999, Dennis encontrava Thierry Henry, o seu melhor parceiro de ataque nos tempos de Gunners.
Com um ataque entrosado, frio e técnico, os melhores resultados viriam. Bergkamp foi campeão da Premier League em 2001/02 e 2003/04, da FA Cup em 2001/02, 2002/03 e 2004/05 e outras quatro vezes da FA Community Shield. Henry era levado como o principal nome daquele poderoso Arsenal dos anos 2000, mas o "Homem de Gelo" é que fazia o time funcionar. Mais velho e experiente, o jogador sempre em grande forma, era o cérebro do Arsenal.
Bergkamp deixou uma obra prima do seu futebol. Eleito por muitos o gol mais bonito de todos tempos, o jogador marcou um golaço na partida contra o Newcastle em 2002. Após o passe vindo da esquerda de Robert Pires, Dennis tirou o zagueiro Nikos Dabizas da jogada com um drible da vaca de costas e finalizou com frieza para marcar o gol. Confira no vídeo:
Uma curiosidade que o atacante levava era o medo de andar de avião. O jogador chegou a perder vários jogos europeus. Sempre que podia, ele trocava o transporte aéreo para viajar de trem ou carro. "Eu não posso voar, eu congelo, eu fico em pânico. Começa no dia anterior, quando não consigo dormir", disse o jogador uma vez questionado sobre o medo de voar.
Sua última partida como profissional foi em 22 de julho de 2006. A partida de despedida contou com o jogo entre Arsenal e Ajax, com os Gunners vencendo a partida por 2x1. O Emirates Stadium foi inaugurado nessa partida. Mesmo após o fim da carreira, Bergkamp é muito lembrado pelos torcedores do time londrino e em pesquisa realizada recentemente, foi eleito o segundo melhor jogador da história do clube. O atacante tem 301 gols oficiais em seu currículo contando jogos em clubes e de sua seleção.
Esta foi mais uma matéria que faz parte da seção History. Tem sugestões? Comente abaixo!