Por Max dos Santos
Mais uma temporada está começando e, como sempre, a cobertura do BritFoot está se expandindo. Desta vez, decidimos montar um guia da Welsh Premier League, a elite do Campeonato Galês, e mostrar as particularidades que a liga apresenta. Comecemos pelo início. Pelos princípios do futebol deste país, mas não seremos muito extensos para não lhe cansar, caro leitor.
Assim que os ingleses começaram a praticar o futebol, a região norte de Gales (mais precisamente Wrexham e Ruabon) se interessou pelo esporte e também deu seus pontapés iniciais. Com isso, surgiu a Associação de Futebol de Gales (FAW), em 1876. No ano seguinte, a Copa Galesa (Welsh Cup) e a Seleção Nacional foram iniciadas. A partir deste momento, a nação ficou dividida: o norte ficou com o futebol, enquanto o sul, que recebeu o futebol apenas dezessete anos depois, na região de Swansea, preferia o rúgbi.
O século XX chegou e o rúgbi galês ganhou notoriedade ao derrotar a Nova Zelândia, deixando o futebol em segundo plano. Eis que seis clubes do sul (Swansea, Newport, Ton Petre, Merthyr Tydfil, Aberdare e Riverside) entraram na Southern Football League, hoje correspondente à sétima divisão inglesa. A popularidade do futebol seguiu aumentando quando em 1915, o Swansea conseguiu derrotar o Blackburn na FA Cup. Na época, os Rovers estavam defendendo o Campeonato Inglês de 1914, o segundo de três títulos (1912, 1995).
O Campeonato Galês surgiu praticamente junto com a nova Premier League inglesa, em 1992. A Welsh Premier League (WPL) é a única liga de nível nacional. Até então, o futebol era dividido em duas partes. O norte possuía a Cymru Alliance, criada em 1990, enquanto o sul, a Welsh Football League, iniciada em 1904. Desde a entrada de equipes galesas na pirâmide inglesa, os polos se inverteram e o sul assumiu o posto de polo do futebol nacional.
Hoje, a Cymru e a WFL formam as divisões menores da pirâmide galesa. Quando a WPL foi criada, seis times, os quais desde sempre jogaram nas ligas da Inglaterra (Cardiff, Swansea, Newport, Wrexham, Colwyn Bay e Merthyr Town), se recusaram a participar, enquanto outros cinco (Bangor City, Barry Town, Caernarfon Town, Newtown e Rhyl) voltaram ao sistema de Gales. Além disso, há um tipo de regulamentação: quem estiver abaixo do nível 4 da pirâmide inglesa (League Two) será controlado pela FAW por questões administrativas e disciplinares; quem estiver acima, fica sob tutela da FA.
ABERYSTWYTH TOWN (pronúncia aqui)
Clube mais antigo dentre os participantes da WPL, fundado em 1884. Localiza-se no centro-oeste do país e tem rivalidades com Bangor City, Newtown e Carmarthen, sendo as duas últimas de maiores proporções. Na última temporada, terminou o torneio em décimo lugar.
AFAN LIDO
Clube mais novo, fundado em 1967. Tricampeão da Copa Galesa (1993, 1994 e 2012), está localizado em Port Talbot, na região extremo sul. Seu maior rival é o Port Talbot Town. Foi o lanterna do campeonato passado, mas escapou do rebaixamento devido à liquidação do Llanelli, um dos mais populares do país.
AIRBUS UK BROUGHTON
Originário de Broughton, no nordeste galês, fronteira com a Inglaterra. Surgido em 1946 como Vickers-Armstrong por funcionários da Airbus UK, a equipe conseguiu o acesso à elite em 2004 e conseguiu o vice-campeonato na temporada passada, garantindo vaga para a primeira eliminatória da UEFA Europa League, mas foi eliminado pelo Ventspils, da Letônia.
BALA TOWN
Um dos times mais tradicionais do país, localizado na região norte. Fundado nos primeiros anos do futebol, terminou 2012/13 em sétimo lugar no campeonato. Assim como o Airbus UK, foi eliminado na primeira qualificatória da Europa League. Seu algoz foi o Levada Tallinn, da Estônia.
BANGOR CITY
Surgiu em 1876 e tem marcas tanto no futebol de Gales quanto no da Inglaterra. Na Northern Premier League (equivalente à sétima divisão inglesa), foi campeão em 1982 e vice em 1987, além de ter sido finalista da FA Trophy (copa que abrange times da quinta à oitava divisões) em 1984. Em terras natais, é tricampeão da WPL (1994, 1995 e 2011), octacampeão da Welsh Cup (1889, 1896, 1962, 1998, 2000, 2008, 2009 e 2010), possui seis vices da Copa da Liga (1994, 1997, 1998, 2000, 2003 e 2009) e fundou várias ligas galesas com outros clubes, incluindo a própria WPL. A equipe também participou várias vezes de competições europeias. Chegou até a segunda fase da UEFA Cup Winners' Cup, em 1986, quando cruzou com o Atlético de Madrid e avançou até a terceira qualificatória da Europa League em 2011 até ser eliminado pelos portugueses do Marítimo num agregado de 10 a 3.
CARMARTHEN TOWN
Campeão da Copa Galesa em 2007 e bicampeão da Copa da Liga (2005 e 2013), o Carmarthen foi fundado em 1948, na cidade do mesmo nome, na região sul. Conhecido pelas camisas de cor dourada, o clube participou das copas europeias apenas quatro vezes: duas na antiga Copa da UEFA (em 2006 e 2008, parando na segunda e primeira qualificatórias, respectivamente) e duas na antiga Copa Intertoto (primeira fase em 2001 e 2006). Terminou a última WPL em sexto lugar.
GAP CONNAH'S QUAY
Fundado em 1946, ainda não possui títulos. Conseguiu o acesso para a elite em 2012. Na última temporada, os Nômades - como são chamados - finalizaram a liga na oitava posição.
NEWTOWN
Mesmo com poucos títulos (duas Copas Galesas em 1879 e em 1895), o Newtown é um clube tradicional. Fundado em 1875, ajudou a criar a FAW e participou da primeira partida da história da Welsh Cup (1 a 1 contra os Druids, em 13 de outubro de 1877). Newtown pertence à região centro-leste galesa e possui uma pequena rivalidade com o Aberystwyth Town.
PORT TALBOT TOWN
Fundado em 1901, é o principal rival do Afan Lido, já que ambos surgiram na mesma região. Está na elite desde 2000 e conseguiu disputar uma qualificatória na Europa League em 2011, mas foi despachado pelo TPS Turku, da Finlândia.
PRESTATYN TOWN
É o atual campeão da Welsh Cup. Terminou a WPL em quinto lugar e jogou as qualificatórias da Europa League. Passou pelo Liepājas Metalurgs, da Letônia, mas foi parado pelo Rijeka, da Croácia. Foi fundado em 1910, no extremo norte galês, quase fronteira com a Inglaterra.
RHYL
Venceu a última Cymru Alliance e foi promovido de volta à WPL após três anos de ausência. Já ganhou a primeira divisão duas vezes (2004 e 2009), além de quatro Copas Galesas (1952, 1953, 2004 e 2006) e duas Copas da Liga (2003 e 2004). Seu maior rival é o Bangor City. Ambos ficam na costa norte. E mesmo sendo mais perto, a rivalidade com o Prestatyn é de menor proporção.
THE NEW SAINTS
Fundado em 1959 e multicampeão. Seu primeiro nome é Llansantffraid FC. Em seguida, mudou para Total Network Solutions, pois a empresa de computação de mesmo nome conseguiu um contrato de patrocínio em que incorporaria sua firma à do clube. A partir daí, a sigla TNS foi adotada. Em 2003, fundiu-se com o Oswestry Town e em 2006, a empresa Total Network Solutions foi comprada pela BT (British Telecom), obrigando a equipe a trocar de nome mais uma vez. Chegou à WPL em 1993 e conquistou sete títulos até então (2000, 2005, 2006, 2007, 2010, 2012 e 2013). É o maior vencedor junto com o Barry Town, hoje na segunda divisão. Nessa temporada, já disputou a segunda qualificatória da Champions League e foi eliminado pelo Legia Varsóvia.
Como funciona a liga?
A WPL tem moldes semelhantes aos do Campeonato Escocês. A primeira parte é de pontos corridos, todos contra todos, em dois turnos, totalizando 22 rodadas. Na segunda parte, a liga é dividida em duas zonas: os seis primeiros concorrem pelo título e os seis últimos lutam contra o rebaixamento, com embates dentro da própria zona. Assim como a SPFL, times de uma zona não podem ir para outra, mesmo com uma pontuação superior. Os confrontos também são em dois turnos. Portanto, são mais dez rodadas, totalizando 32 no torneio.
O campeão da WPL garante vaga na segunda qualificatória da Champions League. O vice vai para a primeira qualificatória da Europa League. As equipes entre a terceira e a oitava posições disputam um playoff, cujo vencedor também vai à primeira qualificatória da UEL.
Essa temporada começa no dia 23 de agosto. Vocês já apostam num campeão? O que acharam do guia? Deixem seus comentários.