O Manchester United venceu o Bayer Leverkusen nesta terça-feira em Old Trafford pela primeira rodada do Grupo A da Champions League 2013/14. Na outra partida da chave, o Shakhtar Donetsk venceu a Real Sociedad na Espanha por 2 a 0. Na próxima rodada, 2 de outubro, o United joga na Ucrânia e o Leverkusen na Alemanha.
Os Red Devils voltam a campo no próximo domingo, contra o Manchester City, no Etihad Stadium, pela quinta rodada da Premier League.
Aos 21 minutos do primeiro tempo, Kagawa escorou de cabeça rumo a linha de fundo quando a defesa do Leverkusen estava saindo. Evra dominou a bola na esquerda em posição duvidosa. O jogo seguiu e o lateral francês cruzou na medida. Rooney teve o tempo certo para bater de chapa e vencer o goleiro Bernrd Leno, que ainda foi atrapalhado por Valencia, na linha do gol.
No fim da etapa inicial, o Manchester United teve mais duas chances de ampliar. Rooney quase marcou outro cobrando falta à meia altura aos 42. Aos 44, Valencia lançou Kagawa dentro da área. No segundo pau, o japonês dominou e bateu rápido. A bola desviou na zaga e saiu com perigo à esquerda.
No início do segundo tempo, Rooney desperdiçou uma grande chance de ampliar. Chegou a driblar bem o goleiro Leno, mas mesmo com o gol aberto, bateu torto, para fora. O ditado "quem não faz, toma" se fez valer, porque logo em seguida a equipe alemã empatou. Simon Rolfes bateu de fora e contou com desvio em Michael Carrick para marcar. 1 a 1.
Cinco minutos mais tarde, Robin van Persie recolocou os Red Devils à frente. Valencia cruzou da direita e o holandês voleou para o gol. Assustado - e quiçá um pouco surpreso com o lance -, o goleiro Leno viu a bola passar por entre seus braços, erguidos. 2 a 1. 13º gol de van Persie nos últimos 13 jogos pelo United.
Aos 25, De Gea repôs a bola rapidamente com um lançamento longo. Toprak e Spahic bateram cabeça e Rooney pegou a sobra às costas de ambos. O camisa 10 saiu na cara de Leno e marcou seu segundo para matar o jogo. Rooney completou sua grande noite com uma assistência para o merecido gol de Valencia, aos 33. O equatoriano soltou a bomba dentro da área para anotar 4 a 1.
No fim, o Leverkusen diminuiu. Após cobrança de escanteio, Stefan Reinartz cabeceou no travessão. A bola ficou viva dentro da área e Toprak chutou no alto. A bola voltou a tocar no travessão, mas desta vez entrou. 4 a 2. Ainda houve tempo de van Persie, na pequena área, dar de canela na bola e perder um gol inacreditável após chute cruzado de Valencia. Lance possível de se competir com Rooney como o de gol mais perdido do jogo. Felizmente para a equipe de David Moyes, nenhum deles fez falta.