O West Bromwich conseguiu uma vitória heroica em pleno Old Trafford, quebrando um jejum de 35 anos perante o Manchester United de David Moyes, algo que simplesmente não havia acontecido na era Ferguson. Destaque para a grande atuação de Amalfitano, que comandou a vitória, com um belíssimo gol e uma grande assistência.
Apesar de uma primeira parte fraca no quesito técnico, a primeira chance de gol ocorreu logo no primeiro minuto de partida. Nani recebeu passe de Kagawa, chutou forte e a bola desviou em Olsson. Nani voltou a tentar marcar o gol aos 14 minutos, após passe de Rooney, e novamente foi bloqueado, desta vez por Yacob.
Os visitantes só chegaram com perigo aos 28 minutos. Após cruzamento de Amalfitano pela esquerda, Berahino deu um leve desvio de cabeça e a bola passou próxima da trave direita. Dois minutos depois, tentativa de Anderson, de muito longe, e boa defesa do arqueiro Myhill.
Os Red Devils tentaram impor um ritmo mais ofensivo no final do primeiro tempo. Aos 33 minutos, veio a melhor chance dos donos da casa até então: Kagawa cruzou para Anderson na área, o brasileiro cabeceou na trave e no rebote, finalizou mal e acabou isolando a bola. O impedimento foi assinalado no lance, de maneira incorreta.
Aos 35 minutos, Nani recebeu cruzamento de Büttner e cabeceou, mas a bola bateu em Olsson e não ofereceu perigo. No minuto seguinte, Berahino recebeu passe de Sessegnon e chutou de fora da área, por cima da meta. Aos 37, Kagawa recebeu a bola de Anderson e fez boa jogada pelo meio, mas finalizou fraco, para tranquila defesa de Myhill.
Passados 43 minutos, Büttner recebeu passe de Kagawa e finalizou, mas Olsson, implacável na defesa, bloqueou mais uma tentativa dos donos da casa. No minuto seguinte, foi a vez dos Baggies assustarem a retaguarda da casa: após escanteio pela direita, Yacob escorou de cabeça e Sessegnon, praticamente embaixo das traves, finalizou muito mal, mandando a bola por cima do gol. E a primeira parte terminou 0 a 0, sem mais movimentações ofensivas.
A segunda etapa foi, sem sombra de dúvidas, melhor que a primeira. No primeiro minuto, Chicharito, que até então não havia aparecido na partida, finalizou e a bola sofreu desvio. Então, os visitantes saíram em contra-ataque. Sessegnon fez grande jogada pelo meio e serviu Berahino, livre de marcação. O meia finalizou rasteiro e obrigou De Gea a intervir no lance, mandando a bola para escanteio.
E os gols não demoraram a sair: aos oito minutos, Amalfitano recebeu passe de Mulumbu no campo defensivo, arrancou com a bola, tocou entre as pernas de Ferdinand e deixou De Gea no chão, dando um sutil toque por cobertura. Um belíssimo gol que deixou os visitantes em vantagem no placar. Vantagem esta que não durou muito: Aos 11 minutos, Jones cometeu falta em Büttner. Na cobrança, Rooney mandou para a área, a bola não sofreu desvio e entrou no canto direito, para decretar o 1 a 1.
O empate não abalou os visitantes, que partiram pra cima. Aos quinze minutos, Amalfitano cobrou escanteio e Olsson cabeceou a bola, que foi de encontro ao travessão. Cinco minutos depois, Amalfitano cobrou falta da entrada da área e De Gea executou grande defesa. No minuto seguinte, grande jogada do meio-campo do West Brom, passe de calcanhar de Amalfitano e chute rasteiro de Berahino, indefensável para De Gea. Estava feito o 2 a 1 para os comandados de Steve Clarke.
Apesar da entrada de Fellaini no lugar de Anderson, o que garantiu maior posse de bola, os Red Devils só conseguiram finalizar aos 32 minutos. Após cruzamento de Nani, Van Persie se atirou na bola e deu um leve desvio, para defesa tranquila de Myhill. Aos quarenta minutos, Nani fez passe para Fellaini, que marcou o gol, porém o impedimento foi corretamente assinalado no lance.
O técnico Steve Clarke utilizou de duas substituições para ganhar tempo e tentar manter o resultado favorável. Mesmo assim, não evitou um último susto: já nos acréscimos, confusão na área do West Brom e a bola sobrou para Carrick, que chutou fortíssimo e obrigou o arqueiro Myhill a espalmar de qualquer maneira. No rebote, bola trabalhada pela direita e Januzaj chutou forte, à esquerda do gol. E já não havia tempo para mais nada, a partida terminou 2 a 1, para tristeza da torcida da casa, que compareceu em peso ao estádio.
Os Red Devils ficaram estacionados com sete pontos, e ocupam apenas a 12ª colocação, enquanto os Baggies se recuperam do início pouco constante e chegam aos oito pontos, ocupando a décima colocação. O West Brom voltará a campo no dia 6 de outubro, às 12h (de Brasília), quando recebe o Arsenal. Já o United jogará fora de casa contra o Sunderland, no dia 5 de outubro, às 13h30 (de Brasília). Porém, pela Champions League, enfrentará o Shakhtar Donetsk, no dia 2 de outubro, às 15h45 (de Brasília).