O English Team conseguiu uma vitória fundamental nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, por 4 a 1, sobre Montenegro, em Wembley. Além de eliminar qualquer ambição dos montenegrinos na competição, mantiveram-se à frente da Ucrânia, que também venceu seu jogo (1 a 0, contra a Polônia). Na última rodada, os ingleses dependem só de si para ficar com a vaga direta. Em caso de tropeço, terão de disputar os playoffs.
Os Three Lions dominaram amplamente o primeiro tempo. Chegavam com facilidade ao campo de ataque, porém pecavam nas finalizações. Aos sete minutos, Rooney finalizou forte, a bola desviou e quase entrou no canto esquerdo. Aos dezoito, Gerrard recebeu de Lampard na entrada da área, mas chutou por cima da meta.
Passados 22 minutos, Sturridge recebeu bom passe de Baines e chutou no canto esquerdo, obrigando o goleiro Poleksic a realizar boa defesa. No minuto seguinte, susto para os ingleses: após lançamento do campo de defesa, Hart foi forçado a sair do gol e afastar o perigo iminente; a bola sobrou para Zverotic, que chutou de qualquer maneira para o gol sem goleiro, mas sem sucesso.
Aos 27 minutos, Baines cobrou escanteio no pé de Welbeck, mas o atacante finalizou de maneira horrível. No último minuto da primeira etapa, Sturridge recebeu passe de Rooney e finalizou no canto esquerdo, obrigando Poleksic a intervir no lance e mandar a bola para escanteio. Apesar das várias investidas ao ataque, a primeira parte findou sem gols.
No segundo tempo, tudo correu melhor e os comandados de Roy Hodgson conseguiram a vitória. Logo aos três minutos, Welbeck chutou forte, Poleksic não segurou e Rooney aproveitou o rebote para inaugurar o marcador. Passados 16 minutos, Sturridge fez passe para Welbeck, que avançou com a bola e tentou devolvê-la a Sturridge, porém a bola desviou em Boskovic e entrou no canto esquerdo, ampliando a vantagem dos donos da casa.
Os montengrinos esboçaram uma reação. Dois minutos depois, Jovetic chutou de fora da área e acertou o travessão. Aos 25 minutos, Beqiraj chutou da entrada da área: a bola iria para fora, mas Damjanovic, em posição legal, fez um desvio preciso para as redes: 2 a 1.
Porém os donos da casa não permitiram voos maiores dos visitantes. Aos 32 minutos, Townsend recebeu a bola na meia e chutou de fora da área, acertando o canto esquerdo e marcando um belo gol. E quem deu números finais à partida foi Sturridge: aos 47 minutos, ele sofreu pênalti de Kecojevic, deslocou o arqueiro montenegrino na cobrança e marcou o quarto gol dos ingleses.
O English Team lidera o Grupo H das eliminatórias europeias com 19 pontos, um a mais que a Ucrânia, única seleção pela qual pode ser alcançada. Na última rodada das eliminatórias, a Inglaterra receberá a Polônia, que não possui mais pretenções na competição. Os ucranianos terão um confronto mais fácil, contra San Marino, fora de seus domínios.