Além de ser reserva nos Blues atualmente, sua preocupação em ficar de fora da Copa do Mundo no Brasil em 2014 pode pesar na decisão de Mata em janeiro. O Chelsea está disposto a ouvir ofertas e, segundo o site Goal.com, o PSG tentar levar o craque por £ 35 milhões.
Apesar de ter começado jogando e ter marcado um dos gols da vitória do Chelsea sobre o Arsenal pela Capital One Cup, Mata está descontente com Mourinho por este o deixar no banco em partidas importantes pela Premier League e pela Champions League. Temendo estar de fora da Copa do Mundo, ele estaria pronto para abandonar Stamford Bridge em janeiro e ir em busca de uma equipe em que seja titular absoluto.
O meia declarou publicamente que está feliz em Londres, porém nos bastidores ele consideraria seu futuro no Chelsea como incerto e também não estaria satisfeito com seu contrato de £ 70.000 semanais até 2016. "Estou feliz no Chelsea. Eu sempre senti o apoio dos fãs - em todos os jogos, na rua - eu senti o amor deles. Eu tento jogar para eles, marcar para eles e fazê-los felizes", disse ele ao Talksport nesta quarta-feira.
Mourinho justifica que, por Mata não exercer funções defensivas muito fortes, ele vem sendo preterido por Oscar como camisa 10. Apesar disso, o espanhol contabilizou 12 gols e 12 assistências na última temporada da Premier League. O PSG segue como principal candidato a levar Juan Mata, já que o Chelsea se recusa a vendê-lo para os rivais ingleses.