Completando a 12ª rodada da Premier League, West Brom e Aston Villa fizeram o dérbi de West Midlands em The Hawthorns. Depois de abrirem dois a zero no primeiro tempo, os donos da casa permitiram o empate do Aston Villa e o clássico terminou em dois a dois. A partida foi marcada por uma das melhores atuações de Shane Long com a camisa dos Baggies. Com o empate, as equipes permaneceram no meio da tabela, ganhando apenas uma posição cada uma. O West Brom foi para 11º lugar com 15 pontos e o Aston Villa ficou logo atrás, na 12ª posição, com os mesmos 15 pontos. No próximo sábado os Villans recebem o lanterna Sunderland e o West Brom enfrenta o Newcastle fora de casa.
Logo no primeiro minuto da partida, Brunt lançou Long na entrada da área. O atacante fez um belo domínio e ainda driblou Baker antes de chutar rasteiro e abrir o placar para os Baggies. O Villa tentou responder aos cinco, num tiro de longe de Tonev. A bola ainda foi desviada no meio do caminho, mas Myhill salvou. Os donos da casa tinham começado o jogo com tudo: aos dez minutos, Bacuna tentou um passe longo na frente da área e foi surpreendido por Long, que roubou a bola. Depois de aplicar um belo drible no zagueiro, Long deu um bonito toque na bola para encobrir Guzan e aumentar o placar para o West Brom. Dois a zero num início avassalador dos Baggies. Os visitantes tentaram responder novamente num chute de fora da área aos 13, mas Westwood mandou por cima do gol. Aos 19, Almafitano roubou a bola de Sessegnon dentro da área, mas errou o chute e perdeu uma grande oportunidade de marcar o terceiro. Aos 24, depois de tabelar com Benteke, Kozak tentou uma meia-bicicleta e acertou o travessão adversário. Os Villans chegaram muito perto de marcar. Long fazia uma partida muito boa: aos 31, ele arriscou um chute da entrada da área e obrigou Guzan a fazer uma grande defesa.
A primeira boa chance da segunda etapa e a melhor do Villa até então saiu aos 14 minutos. Depois de Agbonlahor e Benteke fazerem a jogada, Weimann completou um chute muito bem defendido por Myhill. Aos 23, Bacuna levantou a bola na área e Weimann cabeceou para o meio. El Ahmadi aproveitou que estava livre e completou para o gol, diminuindo para os visitantes. As substituições e toda a pressão no segundo tempo finalmente dava resultado para o Aston Villa. O gol animou os visitantes e, apenas sete minutos após o gol, eles conseguiram o empate: Popov afastou a bola pra frente da área e ela caiu nos pés de Westwood. Ele dominou e mandou um foguete no canto direito do gol de Myhill. Empate incrível do Aston Villa. O empate deixou a torcida visitante ainda mais enlouquecida e o West Brom mais acuado no jogo. Já aos 40, Weimann recebeu livre no meio, mas foi apressado e tentou um chute distante, que foi pra longe do gol. Apesar da euforia, o Villa não conseguiu a virada, mas foi heroico e garantiu o empate fora de casa.