Pela 13ª rodada da Premier League, o Chelsea recebeu o Southampton no Stamford Bridge, Londres. Os comandados de José Mourinho venceram mais uma vez em casa, chegando aos 27 pontos, e seguem na caça ao líder Arsenal. O Southampton permanece com 22 pontos na oitava colocação. Na próxima rodada o Chelsea visita o Sunderland enquanto os Saints recebem o Aston Villa.
O jogo começou com o Southampton abrindo o placar logo aos treze segundos de jogo. Após lançamento do campo de defesa, Essien recua mal e o atacante Jay Rodriguez invadiu a área e empurrou para o gol. Os Blues buscaram mais o ataque e responderam aos dezenove minutos quando Oscar recebeu na entrada da grande área e chutou forte. O goleiro defendeu, mas no rebote Ivanovic cometeu falta na grande área. Perto do intervalo, o Chelsea quase chega ao empate depois de ótima jogada de Hazard pela esquerda, o belga tocou para Mata que cruzou na medida para Torres cabecear, exigindo ótima defesa de Boruc.
Na segunda etapa os Blues passaram a ter mais o domínio do jogo exercendo muita pressão sobre o adversário, e o gol de empate não demorou a surgir. Depois do escanteio, Ivanovic cabeceou, Demba Ba, que entrou no lugar de Essien, desviou e no rebote Cahill empatou a partida. E menos de dez minutos depois Mata recebeu pela esquerda e, sozinho, cruzou para o zagueiro John Terry virar a partida. O time da casa continuou pressionando e aos 44, Ramires ganhou a disputa de bola e cruzou para Demba Ba anotar o terceiro e fechar o placar em 3 a 1 para o Chelsea.