Matéria publicada neste domingo pelo Mirror, jornal inglês.
Torcedores ingleses vão arriscar suas vidas em uma das cidades mais perigosas do mundo no primeiro jogo de sua seleção na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Os comandados de Roy Hodgson vão enfrentar a tetracampeã Itália em 14 de junho do próximo ano no inferno dominado pelo crime que é Manaus.
A pobre cidade teve incríveis 945 homicídios no ano passado, 70% deles ligados ao tráfico de drogas. Ladrões armados e enlouquecidos pelo uso das drogas percorrem favelas que não são áreas proibidas para os turistas. As estatísticas fizeram com que este fosse denominado o 11º lugar mais perigoso na Terra. E, apesar da severidade de Manaus, os fãs podem esperar sofrer preços exploratórios por lá.
Na noite passada (sábado, 7), havia apenas um pouco de quartos ainda disponíveis na cidade. Donos dos hotéis estão lucrando sem dó, exigindo até £500 por noite para um quarto básico nos dias que cercam o jogo contra a Itália.
Os voos mais baratos de Londres Heathrow a Manaus, passam por Lisboa e custam uma enorme quantia de £ 1.200.
E os fãs que forem ficar no Rio de Janeiro, ao lado dos jogadores da Inglaterra, vão enfrentar uma viagem para Manaus de 3.500km, ida e volta. A viagem leva quatro horas de avião em cada sentido - ou dez dias, por estrada e de barco.
Um pacote básico de viagem com a FA, incluindo ingressos, viagem e alojamento para três jogos do grupo da Inglaterra, custará por volta de £ 7.000. Os ingressos individuais já estão sendo vendidos no mercado negro por mais de £ 1.000.
Os visitantes da cidade descreveram quartos imundos e cozinhas completas de "insetos, baratas e ratos", no site de viagens Tripadvisor.
Casas em distritos sem lei da cidade, chamadas favelas, são pintadas em cores diferentes para sinalizar para os moradores locais a variedade de drogas de classe A que são vendidas.
O Foreign Office alertou os fãs para estarem atentos contra ladrões e batedores de carteira. O conselho é evitar o uso de jóias. Enquanto isso, o NHS emitiu um alerta sobre a ameaça de raiva de cães e de doenças como a malária, difteria e hepatite.
As temperaturas diurnas em Manaus estão na média de 32 graus e a umidade pode superar 84%. Outros riscos na área incluem cobras venenosas e tarântulas, estradas mal conservadas e baixos padrões de direção.
Manaus foi uma das cidades mais prósperas do Brasil, devido ao seu monopólio sobre a produção de borracha, mas agora é mais perigoso e vendedores de cocaína dominaram o local. Eles são tão temidos que os juízes recebem proteção por um esquadrão de elite da polícia 24 horas por dia.
Na semana passada, Hodgson provocou fúria na cidade depois de dizer a jornalistas que esperava que sua equipe não tivesse de jogar lá. O prefeito Arthur Virgílio Neto respondeu, indignado, dizendo que ele não queria que os Three Lions não estivessem lá e estava esperando por uma "seleção melhor".
No entanto, ontem ele parabenizou a Inglaterra por "ter o privilégio de jogar em Manaus". São Paulo, onde a Inglaterra enfrentará o Uruguai no segundo jogo do grupo, está classificada como 48º lugar mais perigoso do mundo. Lá há uma taxa extremamente alta de assalto à mão armada de pedestres, motoristas e clientes em restaurantes.
Funcionários da FA agora temem que apenas cerca de 1.100 de seus sócios viaje para o Brasil.