O Everton recuperou-se da traumática derrota no Merseyside Derby ao vencer de virada o Aston Villa por 2 a 1, em Goodison Park. Com este resultado e contando com o tropeço dos Spurs, os Toffees subiram na tabela: ocupam a quinta colocação, com 45 pontos. Os Villans permanecem na décima colocação, com 27 pontos.
Do início ao fim do jogo, os donos da casa tiveram maior posse de bola. Porém, na primeira etapa, rodavam a bola no campo de ataque, sem muita objetividade. Aos três minutos, McGeady driblou Bertrand e chutou na trave. Apesar disso, foram os visitantes que chegaram primeiro ao gol, na única finalização do time na primeira etapa. Delph desarmou Barkley na meia, Bacuna tocou para Benteke, que serviu Bacuna. O holandês tocou na saída de Howard e abriu o placar.
Para o segundo tempo, o técnico Roberto Martínez colocou Pienaar no lugar de Barkley. A posse de bola ofensiva continuou e o Everton era perigoso nos escanteios. Aos 25 minutos, Naismith entrou no lugar de John Stones, causando uma grande mudança tática no clube. E quatro minutos depois, Pienaar deu um lindo passe e Naismith tocou na saída de Guzan para empatar a partida.
O Everton insistiu no ataque e foi recompensado aos quarenta minutos: Clark cometeu falta em Mirallas, frontal ao gol. O próprio belga foi para a cobrança e, de forma magistral, colocou no ângulo direito de Guzan, sem chances de defesa. O Aston ainda tentou o empate nos acréscimos: Albrighton chutou de longe, a bola desviou em Osman e quase traiu Howard, mas passou por cima do gol.
No próximo dia 9, o Everton visitará o Tottenham, às 11h30 (de Brasília), num confronto direto pelas vagas europeias. Um dia antes, às 13h, o Aston Villa recebe o West Ham.