Plantão
Mail RSS
BritAcess

Tecnologia da linha de gol é apresentada no Maracanã


A FIFA, junto a empresa GoalControl GmbH, realizaram um evento hoje no Maracanã, Rio de Janeiro, demonstrando como funcionará a tecnologia da linha de gol. Membros da imprensa de todo mundo tiveram a oportunidade de verem o GoalControl-4D em ação, incluindo o relógio do árbitro indicando se foi gol ou não. A confirmação é imediatamente enviada para o relógio um segundo após como exigiu a IFAB (International Football Association Board) em acordo feito em julho de 2012.

O GoalControl-4D é equipado com quatorze câmeras de alta velocidade localizadas próximas ao campo, sendo que sete câmeras estão focadas no próprio gol. Usando um software especial para detecção, a bola é filtrada das imagens e a posição é calculada automaticamente, enquanto X, Y e Z também calculam a velocidade fazendo assim o 4D. Se a bola ultrapassou completamente a linha do gol, a central de processamento automaticamente envia um sinal criptografado para o relógio do árbitro em menos de um segundo, indicando o resultado por vibração e sinal visual.

O evento foi seguido dos treinamentos de arbitragem no último sábado (7). A FIFA organiza para enfatizar que todas partidas oficiais estão confortáveis com a tecnologia e explicar o processo de pré-jogo em maiores detalhes. O responsável pela funcionalidade do sistema ressaltou a importância dessa parte nos treinamentos.

"A tecnologia da linha do gol será uma grande ajuda", disse o chefe de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca. "Temos que lembrar que é para ver se foi ou não foi gol, não outras situações. Mas em minha opinião será uma enorme ajuda".

A nova tecnologia foi instalada em todos os doze estádios da Copa, cada um tendo sido aprovado no teste final. Como parte desse teste, aproximadamente 2.400 incidentes foram corrigidos em diversas situações e condições. O teste é um procedimento padrão como parte da certificação oficial que consta no manual GLT e exige que o sistema alcance o nível FIFA Quality Pro, requerido pelas leis do jogo.

A Copa do Mundo no Brasil será a primeira a utilizar essa tecnologia. Ela já foi usada anteriormente nas edições de 2012 e 2013 do Mundial de Clubes e também na Copa das Confederações do ano passado.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário