Plantão
Mail RSS
BritAcess

A uma semana do início da Welsh PL, alguns contos de Gales


Numa terra onde o rúgbi ainda é a paixão nacional, a seleção do País de Gales tem se esforçado para se afirmar no panorama do futebol internacional. Embora tenha promovido alguns jogadores muito talentosos, a seleção de Gales só disputou uma vez a fase final de um torneio importante, a Copa do Mundo de 1958, na Suécia. A WPL estará de volta dia 22 de agosto nesta Sexta Feira. Abaixo, alguns contos do país.


Lado a lado com a sorte - A única participação do País de Gales na fase final de um torneio importante deve-se, em parte, à sorte. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1958, a equipe galesa havida ficado em segundo lugar no seu grupo, atrás da Tchecoslováquia, e apenas os vencedores de cada grupo classificavam-se para o mundial. Como Israel venceu seu grupo sem precisar jogar devido às desistências de Turquia, Indonésia e Sudão, e a FIFA determinou que nenhuma equipe se classificaria para a Copa sem jogar pelo menos uma partida, os israelenses teriam de jogar contra um dos times que terminaram em segundo lugar. A Bélgica foi a sorteada, mas se recusou a viajar até Israel. Então, foi a vez do País de Gales, que aceitou as condições e bateu a equipe israelense por 4 a 0 no resultado agregado (foram disputadas duas partidas), garantindo, assim, uma vaga na Copa.

 

Campeões britânicos -  O País de Gales venceu o Home Championship (campeonato britânico disputado entre Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, entre 1883 e 1984) em 12 ocasiões.

 
  
O herói do hat-trick - O centroavante galês Robert Earnshaw detém o incrível recorde de ter feito um hat-trick nas quatro divisões do futebol inglês, na Copa da Inglaterra e na Copa da Liga Inglesa, além de ter anotado mais três gols num jogo pela seleção nacional.


"Uma andorinha só não faz verão" - Ryan Giggs, um dos jogadores mais habilidosos e vitoriosos de seu tempo, nunca participou de uma Copa do Mundo. E como se não bastasse, jogando pela seleção galesa, foi derrotado 18 vezes consecutivas em partidas amistosas.


O jovem dragão - Gareth Bale tornou-se o mais jovem jogador a atuar pela seleção galesa. Atualmente, joga pelo Real Madrid como ponta, mas muitos não sabem que Bale começou a carreira jogando na lateral esquerda do Southampton. Na visão de muitos, o galês será a nova estrela da Terra do Dragão, e será o encarregado de levar sua nação para torneios importantes.


Rush é gol - Ian Rush, ídolo máximo do Liverpool, é o maior artilheiro da seleção galesa, com 28 gols anotados em 73 partidas.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário