Na partida que fechou a 32ª rodada o Sunderland de Guy Poyet, lutando contra o rebaixamento perdeu mais uma partida e jogando em casa, não conseguiu suportar a pressão do West Ham, que venceu pelo placar de 2 a 1 e se distanciou da zona da degola alcançando os 37 pontos, deixando o time de Stadium of the Light com apenas 25 pontos, um atrás do Cardiff, primeiro time dentro da zona de rebaixamento e 4 atrás do West Bromich Albion, primeiro time fora dela. Na próxima rodada os desesperados Black Cats viajam a Londres na segunda-feira dia 7 de abril para enfrentar o Tottenham em White Hart Lane ás 17h (de Brasília). O West Ham joga em casa contra o líder Liverpool em Upton Park no próximo domingo dia 6 ás 13h.
A partida foi dramática, como manda o figurino de um jogo entre times brigando contra o descenso. O West Ham fez uma exibição mais pragmática e apostou nas bolas longas para o grandalhão Andy Carroll, que ganhava quase todas pelo alto. A estratégia deu resultado aos 9 minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio de Mark Noble desviada para o gol pelo centro-avante camisa 9, que subiu no terceiro andar para colocar os Hammers a frente. O Sunderland tentava armar jogadas pelo meio com o sul-coreano Ki e trocar passes no 3-5-2 de Poyet, mas nada que surtisse efeito. A tragédia aumentou logo aos 5 minutos da segunda etapa, mais uma vez usando a bola alta, Andy Carroll desviou de cabeça para Diamé que de sem-pulo colocou a bola no canto de Mannone, o segundo gol para aumentar a vantagem. Poyet então resolveu mexer no time, e avançar Ki e Bridcutt, além de alterar o time para um 4-3-3. Na sequência, colocou Adam Johnson e Craig Gardner no lugar de Cattermole e O'Shea, troca que foi fundamental. Aos 15 minutos a dupla recém acionada fez jogada perfeita, Gardner deu passe brilhante para Adam Johnson que chutou forte quase no ângulo do goleiro, gol que fez a torcida explodir e o estádio virar um caldeirão.
Mas toda a pressão não foi suficiente, e mesmo com o abafa no fim da partida, Johnson e seus companheiros não conseguiram arrancar o empate, que a essa altura seria como uma vitória. Agora o Sunderland se complicou, e mesmo com 2 jogos a menos o rebaixamento é iminente e será muito difícil salvar a temporada.