Plantão
Mail RSS
BritAcess

History: 129 anos de profissionalismo do futebol inglês

Foto: blog do Modern Historian.

Quase duas décadas e meia após a criação da Football Association, dada em 1863, seu caráter inicial de amadorismo começava a ser mudado. De acordo com as regras da época da FA, primeira entidade mantenedora de futebol do mundo, nenhum jogador deveria receber pagamento por qualquer participação em eventos endossados pela FA. Todavia, em 1879, o Darwen F.C., clube de Lancashire, alcançou as quartas-de-final da FA Cup colocando dois jogadores profissionais escoceses em campo: Fergie Suter e Jimmy Love.

Após este evento, no meio da década de 1880, a controvérsia acerca do profissionalismo criou uma cisão entre os clubes amadores da classe média do sul da Inglaterra e os clubes da classe trabalhadora das cidades do norte. Em resposta à expulsão do Accrington F.C., em 1883, e a suspensão do Preston North End um ano mais tarde, trinta e um times se desligaram da FA para criar a British Football Association, em clara rivalização com a associação anterior. Ainda em 1884, numa clara aceitação que a FA deveria se assegurar de ser a autoridade máxima do futebol, seus membros resolveram mudar as regras.

Na assembleia geral da FA, em março de 1885, a maioria dos representantes dos clubes votou pela profissionalização do futebol, mas não conseguiram alcançar os dois terços necessários para modificarem o regulamento. Formou-se, então, um subcomitê para negociar um acordo, e na noite de 20 de julho deste mesmo ano, os membros da FA se encontraram no Anderton's Hotel, na Fleet Street, Londres, para lerem o que havia sido acordado:

"O subcomitê, que torna sua opinião um expediente, no interesse da associação de futebol, legaliza a contratação de jogadores profissionais de futebol, mas sob certas restrições.

Considera-se que nenhum jogador possa ser considerado amador se receber qualquer pagamento ou consideração sobre necessidade de um hotel ou despesas de transporte, mas que, sob certas condições, seja considerado profissional, ou seja, jogadores que recebam mais do que as despesas possam ser autorizados a participar de copas, jogos dos condados ou qualquer partida inter-associação."
[fonte The Times (21 de julho de 1885), página 5]

As restrições incluíam requisições de moradia, tais como nascer no máximo a 9 quilômetros do campo do clube ou agremiação e morar ao menos por dois anos dentro deste mesmo perímetro para poder atuar por um clube pela FA Cup, além de manter uma lista com todos os jogadores profissionais inscritos, a fim de barrá-los de participar em qualquer comitê da FA.

A FA delegou 35 votos a favor e 12 contra, e então adicionou as novas recomendações às regras do futebol. Desde então, nas décadas posteriores, o profissionalismo tomou conta dos gramados, fazendo com que times amadores ficassem sem espaço nas competições, culminando com o que se conhece como futebol inglês atual, um dos mais conhecidos pelo mundo.

Clubes Fundadores da Football Association

  • Barnes Club
  • Civil Service FC
  • Crusaders FC
  • Wanderers FC
  • No Names Club
  • Crystal Palace FC
  • Blackheath Rugby Club
  • Percival House FC
  • Surbiton FC
  • Blackheath Proprietary School
  • Charterhouse School
Primeira camisa oficial do English Team

O primeiro jogo oficial da Seleção da Inglaterra ocorreu apenas em 1872, contra a Escócia. A primeira camisa utilizada oficialmente seguia os mesmos padrões das camisas usadas atualmente, em tons branco e azul, como sugere a imagem:


Fontes:
http://modernhistorian.blogspot.com.br/2011/07/on-this-day-in-history-english-football.html
http://www.historicalkits.co.uk/international/england/england-1872-1939.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Football_Association
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário