O Manchester City sabia que seria difícil derrotar o Stoke no Britannia Stadium, no entanto, o time teve a oportunidade de conquistar a vitória fora de casa, mas ficou somente no 1 a 1, em partida válida pela 4ª rodada da Premier League, e perdeu a chance de pular para a ponta da tabela, ao lado do Chelsea. O resultado deixa os Citizens na quarta colocação, com oito pontos, dois a menos que os Blues, que empataram com o Queens Park Rangers.
Na próxima rodada, os comandados de Roberto Mancini recebem o Arsenal no Etihad Stadium, domingo, às 12h (de Brasília). No sábado, o Stoke vai à Londres para enfrentar o líder Chelsea, em Stamford Bridge, às 11h.
O Stoke abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo em sua principal jogada: cruzamento para Peter Crouch na área. O atacante grandalhão dominou no peito, carregou a bola com as mãos, o que gerou grande revolta por parte dos jogadores do City, e bateu rasteiro. 1 a 0.
Ainda na etapa inicial, o City conquistou a igualdade. Após cobrança de falta da esquerda, o estreante Javi Garcia se antecipou e, de cabeça, deixou tudo igual. Evidentemente, o primeiro gol do ex-volante do Benfica pelo seu novo clube. O lateral-direito brasileiro Maicon também estreou, mas não teve grande destaque.
Na segunda etapa, o Manchester City pressionou e foi em busca da vitória, mas não a conquistou graças às defesaças do goleiro Begovic. Quando ele falhou, no último lance da partida, o zagueiro Schawcross apareceu para tirar a bola literalmente em cima da linha. Pouco antes, Michael Owen também fez sua estreia pelo Stoke, mas pouco tocou na bola. Placar final: 1 a 1.