Em um jogo com muitos impedimentos, Cardiff City e Everton não conseguiram desenvolver um bom futebol e terminaram no 0 a 0. Os comandados por Roberto Martínez não tiveram um grande domínio da partida, como haviam feito nas partidas contra Norwich e WBA. Kevin Mirallas e Ross Barkley não repetiram as grandes atuações da pré-temporada. Pelo lado dos donos da casa, o destaque foi o meia Kim Bo Kyung, responsável pelas principais jogadas de perigo do clube galês.
A partida começou bastante pegada e pouco técnica, devido a isso, as primeiras chances de gol demoraram a aparecer. Aos quinze minutos de partida, Kim Bo Kyung cobrou escanteio de maneira perigosa, obrigando o goleiro Howard a intervir, de soco. A bola ainda ficou viva dentro da área e foi afastada por Distin.
A grande reclamação da partida quanto à arbitragem foi dos visitantes. Eram 41 minutos da primeira parte, quando Baines fez boa jogada pela esquerda e caiu dentro da área, após contato com Medel. O árbitro A. Taylor nada marcou.
Pouco antes do intervalo, Coleman cruzou a bola pela direita e, Jelavic, bem posicionado, cabeceou para incrível defesa de Marshall. Na sequência do lance, nova cabeçada de Jelavic e outra grande defesa do arqueiro escocês, no entanto já estava assinalado o impedimento.
A equipe galesa voltou melhor para a segunda etapa, assustando a retaguarda azul logo no primeiro minuto, com uma bela jogada de Kim Bo Kyung pela esquerda, seguida de um bom cruzamento para a área, porém Connoly finalizou fraco, à direita do gol.
Cinco minutos depois, Barkley fez um passe em profundidade para Jelavic. O atacante croata finalizou de canhota, sem muito perigo.
Passados 36 minutos da parte final, Fellaini rolou a bola para Baines, que chutou forte, de perna direita. A bola passou perigosamente ao lado da meta.
Os Bluebirds somam agora quatro pontos e ocupam momentaneamente a décima colocação. Já os Toffees seguem invictos, porém sem vencer. Somam três pontos (provenientes de três empates) e ocupam a 14ª colocação, no entanto ao término da rodada ainda podem perder mais posições. As equipes voltam a campo daqui duas semanas. O Cardiff viaja para enfrentar o Hull City, no dia 14/09, às 11h (de Brasília), enquanto o Everton recebe o Chelsea, na mesma data, às 13:30h (de Brasília).