Plantão
Mail RSS
BritAcess

Clubes britânicos com passagens únicas em competições europeias


Uma das maiores glórias que pode ser alcançada por um clube é uma vaga em uma competição europeia. No Reino Unido, são vários os clubes que conseguiram este feito apenas uma vez em sua história. Escolhemos dez deles para relembrar. Confira!

RAITH ROVERS (UEFA Cup 1995/96)

Placar parcial e programa do confronto - sim, o Raith Rovers chegou a estar na frente

Ao conquistar o título da Copa da Liga Escocesa em 1994/95, o Raith Rovers garantiu presença na UEFA Cup, na temporada seguinte. Na rodada preliminar, eliminou o GÍ Gøta, das Ilhas Faroe, após vencer por 4 a 0 em casa e empatar em 2 a 2 fora. Avançou para a primeira rodada, na qual eliminou o ÍA, da Islândia, ao vencer por 3 a 1 em casa e perder por 1 a 0 fora. Na segunda rodada, o adversário foi nada mais, nada menos do que o Bayern de Munique.

A primeira partida foi realizada na Escócia, e o resultado foi desfavorável: 2 a 0 para os bávaros. Duas semanas depois, as equipes se reencontraram, no Estádio Olímpico de Munique. O Raith Rovers chegou a estar na frente do placar, mas acabou perdendo a partida, de virada, e sendo eliminado. Danny Lennon foi o responsável por marcar o gol histórico em Oliver Kahn.





CRYSTAL PALACE (UEFA Intertoto Cup 1998)

A revista oficial de Crystal Palace x Samsunspor, por sua vez, custava apenas uma libra

Mesmo tendo sido rebaixado para a segunda divisão em 1997/98, o Crystal Palace se candidatou a uma vaga na Intertoto Cup, competição extinta que, na época, classificava três times para a UEFA Cup. Como mais ninguém se interessou pela vaga, os Eagles puderam fazer sua estreia em competições europeias.

Estreia esta que durou pouco. O Crystal Palace ingressou na terceira rodada e, contra o Samsunspor, não conseguiu marcar um gol, sendo eliminado com duas derrotas, ambas por 2 a 0.

BRADFORD CITY (UEFA Intertoto Cup 2000)

O veterano Dean Saunders esteve presente na campanha europeia do Bradford City

Da mesma maneira ocorreu a classificação do Bradford City para a Intertoto Cup. Desta vez com duas vagas disponíveis, Aston Villa e Bradford foram os times mais bem colocados na Premier League de 1999/2000 a solicitar vaga na competição.

A equipe, que contava com o experiente Dean Saunders, alcançou as semifinais, eliminando Ekranas (vitórias por 3 a 1 e 4 a 1), RKC Waalwijk (vitórias por 2 a 0 e 1 a 0) e sendo eliminada pelo Zenit (derrotas por 1 a 0 e 3 a 0). Curiosamente, a vitória dos russos em território inglês marcou a estreia de Andrey Arshavin como jogador profissional. Atualmente, o Bradford City disputa a League One, terceira divisão inglesa.




MILWALL (UEFA Cup 2004/05)

Camisas autografadas de Millwall e Ferencvaros, confronto da UEFA Cup 2004/05

Em 2003/04, o Millwall fez uma campanha histórica na FA Cup, sendo derrotado pelo Manchester United na final. Como os Red Devils garantiram-se na Champions League, a vaga na UEFA Cup dada ao campeão da FA Cup foi dada aos Lions.

Conhecidos por seu temperamento, hooligans do Millwall causaram problemas na Hungria

O adversário na primeira fase da competição foi o Ferencvaros, da Hungria, e o empate em 1 a 1 na partida em casa deixou a classificação bastante difícil. O jogo de volta ficou marcado pelos confrontos entre os hooligans das duas equipes, e a derrota por 3 a 1 eliminou o clube inglês.





GRETNA (UEFA Cup 2006/07)

Hoje dissolvido, Gretna já disputou a UEFA Cup

Uma das histórias mais impressionantes vem da Escócia. Em 2002, o modesto Gretna FC, que militava na quarta divisão, foi comprado por um empresário. De 2004 a 2007, o clube conseguiu três acessos seguidos, que o levaram para o primeiro escalão nacional. Além disso, em 2005/06, chegou à final da Copa da Escócia, perdendo para o Hearts, nos pênaltis.

A campanha garantiu uma vaga na segunda rodada da UEFA Cup, em 2006/07. O adversário foi o Derry City, da Irlanda. Infelizmente, uma derrota por 5 a 1 em casa frustrou as esperanças dos torcedores. Nem mesmo o empate em 2 a 2 no jogo de volta foi capaz de manter a equipe na competição.



Na temporada seguinte, o Gretna teve enormes dificuldades financeiras e terminou o campeonato escocês na útima colocação. Com dívidas que ultrapassavam os 4 milhões de libras, a equipe encerrou as atividades em 2008. No mesmo ano, os torcedores refundaram o clube, com o nome 'Gretna FC 2008', que atualmente está na quinta divisão escocesa.

PORTSMOUTH (UEFA Cup 2008/09)

O Portsmouth já esteve diante do Milan, de Ronaldinho, Pirlo e Kaká.

Campeão da FA Cup em 2007/08, o Portsmouth despontava no cenário inglês e faria sua primeira participação europeia, na UEFA Cup. Antes de ingressar na fase de grupos, o Pompey eliminou o Vitória de Guimarães, vencendo por 2 a 0 em casa e empatando em 2 a 2 fora.

Num grupo com Braga, Milan, Wolfsburg e Heerenveen, o Portsmouth terminou no quarto lugar, não conseguindo avançar ainda mais na competição. A única vitória veio sobre o Heerenveen, quando a equipe já estava eliminada.

Até hoje, o momento mais lembrado pela torcida é a partida contra o Milan, que na época contava com Ronaldinho, Pirlo, Kaká, Shevchenko e companhia. O Pompey chegou a abrir 2 a 0 (gols de Kaboul e Kanu), mas acabou por ceder o empate no fim (gols de Ronaldinho e Inzaghi). Empate com sabor de derrota, mas que entrou para a história.



A partir de 2009/10, o Portsmouth passou por um enorme declínio financeiro e desde então foi rebaixado três vezes. Atualmente se encontra na League Two, quarto escalão inglês.

QUEEN OF THE SOUTH (UEFA Cup 2008/09)

Sean O'Connor celebra o gol do Queen of the South sobre o Nordsjælland

Finalista da Copa da Escócia em 2007/08, mas derrotado pelo Rangers, o Queen of the South teve sua primeira participação europeia na UEFA Cup, em 2008/09, última temporada na qual a competição foi realizada. Contra o Nordsjælland, em confronto válido pela segunda eliminatória, duas derrotas pelo placar de 2 a 1 acabaram por eliminar os Doonhammers da competição.

FALKIRK (Europa League 2009/10)

Falkirk registrou uma vitória, mas foi eliminado na prorrogação

A trajetória europeia do Falkirk também se resume a uma única participação. Vice-campeões da Copa da Escócia em 2008/09 (também derrotados pelo Rangers), os Bairns puderam participar da primeira edição da UEFA Europa League, competição que substituiu a UEFA Cup.

Pela segunda eliminatória, o Falkirk enfrentou o Vaduz, de Liechtenstein. Em casa, tudo correu bem: vitória por 1 a 0, com gol de Ryan Flynn (hoje jogador do Sheffield United). Porém, fora de casa, após derrota por 1 a 0, a decisão foi para a prorrogação; e nela, o Vaduz marcou mais um, eliminando o Falkirk.

WIGAN (Europa League 2013/14)

Nick Powell marcou duas vezes na única vitória europeia do Wigan

Após o título histórico da FA Cup em 2012/13, o Wigan garantiu seu lugar na fase de grupos da Europa League na temporada seguinte. Rebaixados para a Championship, os Latics viveram uma situação atípica em 2013/14: conciliar a campanha europeia com a tentativa de retornar à elite inglesa.

Num grupo com Maribor, Zulte-Waregem e Rubin Kazan, o Wigan conseguiu apenas cinco pontos (1V, 2E, 3D) e ficou na quarta colocação. O único triunfo aconteceu contra o Maribor, em casa, por 3 a 1. Nick Powell, duas vezes, e Ben Watson marcaram os gols dos Latics.



Mais tarde, a equipe viria a ser semifinalista da FA Cup (eliminada pelo Arsenal, nos pênaltis) e também dos playoffs de acesso da Championship (sendo eliminada pelo Queens Park Rangers, no tempo extra).

HULL CITY (Europa League 2014/15)

Expulsão de Sagbo contra o Lokeren foi crucial para a desclassificação do Hull

Vice-campeão da FA Cup na temporada passada, o Hull garantiu sua primeira participação em competições europeias, ingressando na terceira eliminatória da UEFA Europa League. Contra o Trencin, da Eslováquia, a classificação para o playoff veio aos trancos e barrancos, após um empate sem gols fora de casa e uma vitória por 2 a 1, de virada, na Inglaterra




Valendo vaga na fase de grupos, os Tigers foram colocados frente ao Lokeren, da Bélgica. Graças a uma falha do goleiro McGregor, o Lokeren venceu o jogo de ida pela margem mínima. Na Inglaterra, as coisas iam bem até o primeiro tempo: o Hull vencia por 1 a 0, graças ao gol de Brady. Mas no segundo tempo, o empate dos belgas e a expulsão de Sagbo culminaram na eliminação da equipe, que se despediu com uma vitória por 2 a 1, graças a mais um gol de Brady.




Na sua opinião, qual destas passagens foi a mais surpreendente? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário