Um relatório da Fifa revelou que clubes da Premier League foram os que mais gastaram em transferências de jogadores vindos do exterior no ano passado (£660 milhões), incluindo mais de £50 milhões pagos à agentes.
Depois da liga inglesa, a que mais gastou foi a Serie A (£286m), seguida por Ligue 1 (£253m), Liga BBVA (£192m) e Bundesliga (£144m). O Brasil foi o país com o maior número de jogadores vendidos no exterior com 1,558 - 13% do total. Os clubes espanhóis foram os que mais lucraram, recebendo £150 milhões em vendas.
"Há alguns poucos clubes que fazem negócios muito grandes e desequilibram o mercado, mas o resto está muito estável", disse Mark Goddard, gerente geral do Transfer Matching System da Fifa, que é um sistema online que torna as transferências internacionais dos jogadores mais rápidas, simples e transparentes.
A contratação mais cara no exterior feita por um clube da Premier League foi a aquisição do alemão Mesut Ozil por £42.2 milhões pelo Arsenal, enquanto a maior venda foi a de Gareth Bale, que saiu do Tottenham para o Real Madrid por £85.3 milhões.