O Liverpool dependia apenas de si para ser campeão inglês. A derrota diante do Chelsea, no último domingo, em Anfield, além de recolocar a equipe de Londres no páreo, deu ao Manchester City a vantagem de depender apenas de si para chegar ao título.
O confronto do final de semana era dado por muitos como uma final antecipada da Premier League. Depois que perdeu em casa para o Sunderland, os Blues tiveram suas esperanças de conquistar o campeonato reduzidas. Entretanto, apesar da frustrante derrota em pleno Stamford Bridge na última rodada para o lanterna da competição, os torcedores do Chelsea eram sabedores de que uma vitória dentro de Anfield Road poderia renovar as esperanças pelo título.
José Mourinho provou que a escolha de poupar seus titulares para o confronto da próxima quarta, contra o Atlético de Madrid, pela semifinal da UEFA Champions League, não significava total desinteresse do treinador em seguir lutando pelo campeonato nacional. Com uma equipe mais modesta dentro de campo, o português soube novamente impor sua estratégia de jogo. Abriu mão da posse de bola, bloqueou as laterais com Salah e Schürrle, e tentava, vez ou outra, agredir o rival.
O abuso do anti-jogo por parte do Chelsea e a falta de criatividade do setor ofensivo do Liverpool, deixavam a cada minuto a torcida vermelha mais apreensiva. O peso de não conquistar a liga desde 1990, a pressão e a ansiedade. Fatores evidenciados nas arquibancadas e que refletiam dentro de campo.
O nervosismo dos donos da casa culminou ao fim do primeiro tempo. Quando o capitão Gerrard escorregou e perdeu a bola para Demba Ba, a respiração dos 44.726 presentes no estádio parou. O senegalês avançou e, sem titubear, abriu o placar para a equipe de José Mourinho. Festa azul na cidade dos Beatles.
Derrota que custa caro ao time de Brendan Rodgers. A vitória do Manchester City em Londres, no Selhurst Park, diante do Crystal Palace, pode ter complicado de vez a vida dos Reds. Se ambas as equipes vencerem seus jogos restantes, o time de Manchester termina em primeiro e será, consequentemente, o campeão.