
Os britânicos, que vêm de vitória sobre o Peru, por 3 a 0, buscam uma maior afinação da formação inicial para a estreia em solo brasileiro. Roy Hodgson pretende fazer alguns testes com jogadores que não começaram atuando na partida anterior, como é o caso de James Milner, do Manchester City.
Hodgson declarou: "James (Milner) irá jogar na lateral direita contra o Equador, já que possui qualidade para atuar pelo setor. Pode haver momentos na Copa do Mundo em que gostaríamos de vê-lo atuar ali. Isto o dará alguma experiência na posição, embora, na convocação, ele conste como meia por ambos os setores do campo e é onde o mais vemos, mas será interessante ver como ele atuará pela lateral."
Hodgson também deve fazer algumas alterações pontuais no onze inicial: Smalling e Phil Jones devem substituir Jagielka e Cahill na zaga, ao passo que Luke Shaw, do Southampton deve assumir a lateral esquerda.
Pelo meio de campo, Wilshere pode atuar ao lado de Lampard (que será o capitão do time), Barkley, Oxlade-Chamberlain. Rickie Lambert, recentemente contratado pelo Liverpool, pode ser a surpresa inicial. Foster no lugar de Hart, na meta.
Já a grande estrela do time, Rooney, deve atuar pelas laterais do campo, buscando movimentar o ataque e ajudar na criação de jogadas.
Para finalizar, o treinador comentou: "Olhe para o time que atuou contra o Peru e para quem não jogou. Coloque alguns deles no time titular e não estará muito longe da realidade. O motivo de colocar Rooney para jogar desde o início vem do fato de ele ter atuado sessenta minutos do jogo anterior e não ter atuado muito antes da convocação, então está recuperando sua forma física. Será vantagem para ele atuar um tempo contra o Equador."