A Premier League tem um novo líder: é o Manchester City, que se valeu do tropeço do Arsenal frente ao Southampton e tomou a liderança ao golear o Tottenham por 5 a 1 em White Hart Lane. Os Citizens alcançaram os 53 pontos e frearam uma série de quatro vitórias consecutivas dos Spurs, que permanecem com 43 pontos, na quinta colocação.
O elástico placar começou a ser desenhado aos quinze minutos, quando David Silva lançou Agüero na área e o argentino tocou com categoria na saída de Lloris. Apesar do gol marcado, no final da primeira etapa, Agüero sentiu dores na perna e precisou ser substituído; Jovetic entrou em seu lugar.
Na segunda parte, os Citizens desandaram a fazer gols. Logo aos cinco minutos, o árbitro Andre Marriner assinalou pênalti duvidoso de Rose em Dzeko. E mais, expulsou o defensor dos Spurs. Na cobrança, Yaya Touré aumentou o placar. O terceiro saiu dos pés de Dzeko, que apenas dois minutos depois, aproveitou o rebote após chute na trave de David Silva e completou para as redes.
Mesmo com um jogador a menos, os donos da casa descontaram aos treze minutos em um lance de bola parada: Eriksen cobrou escanteio, Capoue batalhou na área e chutou à queima-roupa. Mas os visitantes não quiseram saber de segurar resultado: aos 32, Fernandinho soltou a bola para Jovetic na esquerda, que cortou para o meio, chutou e contou com um desvio na zaga para fazer o seu primeiro gol na Premier League; o quarto dos Citizens na partida.
Ainda houve tempo para mais um gol: eram jogados 43 minutos quando Navas cobrou escanteio, Dzeko chutou forte, a bola bateu em um defensor e sobrou para o belga Kompany apenas empurrar para as redes e fechar o marcador.
Na próxima rodada, o Manchester City recebe o Chelsea, no dia 3 de fevereiro, às 18h (de Brasília). Dois dias antes, o Tottenham encara o Hull City, fora de casa, às 13h.