Plantão
Mail RSS
BritAcess

History: Tommy Ball, o único jogador da Football League assassinado


Thomas Edgar Ball (que ficou conhecido como ''Tommy Ball'') nasceu em 11 de fevereiro de 1900, na pequena cidade de County Durham, no nordeste da Inglaterra. Thomas cresceu jogando futebol na escola, e aos 10 anos de idade ganhou sua primeira medalha como jogador. Mas logo que saiu da escola, Tommy foi trabalhar como mineiro. Só que nem assim desistiu do futebol e jogou por algumas equipes mineiras antes de assinar seu primeiro contrato profissional, pelo Newcastle United.

Ball não chegou a jogar nenhum jogo pelos Magpies, então acabou indo para o Aston Villa, que disputava a primeira divisão inglesa, em 1920. Thomas jogava como zagueiro, mas na época foi contratado apenas como reserva de Frank Barson. Logo naquele ano, Tommy foi campeão da FA Cup, mesmo sem ter jogado a final. Na temporada 1922/23, o Aston Villa viu que Thomas era um jogador bom o suficiente, e então liberou Barson para o Manchester United. A partir daí, Tommy se fixou como zagueiro titular do Villa.

Logo em 1922/23, Ball fez 36 jogos, e o Villa terminou a primeira divisão na sexta colocação. Ball jogou muito bem naquela temporada, e todos diziam que sua convocação para a seleção inglesa não estava longe. Seu último jogo foi contra o Notts County, em que o Villa venceu por 1 a 0, ficando assim em terceiro lugar na tabela.

Na noite seguinte, dia 11 de novembro de 1923, Tommy e sua mulher Beatrice foram até a Igreja Tavern, Ball bebeu três litros e meio de cerveja, e ficou bêbado. Ao voltar pra casa, ele foi até o jardim para pegar o cachorro e levá-lo para dentro de casa, mas Beatrice disse que começou a ouvir uma discussão muito alta, seguida de um tiro. Ao chegar no jardim viu seu marido cambaleando em direção a ela, e viu também o vizinho deles, George Stagg, com uma arma na mão. Stagg ainda deu mais um tiro, mas passou por cima do ombro de Beatrice. Ball morreu pouco depois, por causa dos ferimentos. Stagg não fez nenhuma tentativa de fugir e foi preso no local do crime.

Stagg era um ex-policial, que foi ferido durante a Primeira Guerra Mundial, e já havia ameaçado Ball, alegando que as galinhas de Tommy estavam acabando com sua horta. Ele disse que envenenaria as galinhas, e também já havia tentado fazer com que Ball fosse despejado da casa onde morava de aluguel.

O funeral ocorreu no dia 19 de novembro, foi acompanhado por sete treinadores, vários carros e uma multidão que foi em direção da Igreja de São João. Havia várias coroas de flores e o caixão foi levado pelos ex-companheiros de Aston Villa.

Ball foi enterrado no Cemitério de São João, em um túmulo decorado com bolas de futebol. Lá está gravada a frase ''Para T.E. Ball, um sinal de estima de seus colegas e jogadores do Aston Villa FC''.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário