Plantão
Mail RSS
BritAcess

History: incêndio em 1985 matou 56 pessoas

Estádio Valley Parade consumido pelo fogo  (Foto: Divulgação)

Seu time após um longo período está de volta a segunda divisão (o que é uma alegria tremenda para muitos fanáticos torcedores de modestos times pela Inglaterra), faz uma temporada perfeita e depois de eternos 48 anos pode comemorar a volta para o segundo escalão do país e ainda de quebra com título! Imaginou? Pois é, seria um sonho que se realizaria, no entanto algo mudaria para sempre a história dessa conquista, algo que certamente não é nada agradável de se recordar. Um incêndio! Sim, fogo! Que começou dentro do estádio enquanto a partida ainda nem mesmo tinha acabado. 

Em 11 de maio de 1985 no estádio Valley Parade no norte da Inglaterra, o time da casa duelava contra o Lincoln City pela terceira divisão da Football League (que abrigava todas as divisões). O Bradford City se preparava para receber o troféu de campeão da temporada e toda a euforia acabou quando o teto do principal setor do estádio começou a pegar fogo, que deixou 250 feridos e ainda matou 56 outras pessoas. 

O fogo começou com um cigarro jogado sem propósito por um torcedor nas fendas do estádio, que era de madeira, o que agravou o ocorrido. As chamas logo começaram de forma branda, consumindo o lixo que estava na parte inferior das arquibancadas. Para piorar ainda mais, a cobertura era feita de lona e nunca havia sido substituída por qualquer outra estrutura metálica ou semelhante. Então, rapidamente as chamas se alastraram por todo aquele setor e o pânico começou. Torcedores tentaram correr para o gramado e mesmo no meio do medo surpreendentemente ainda se observavam alguns deles cantando ao 'City', o Bradford. O que se via era uma mistura de horror e festa, isso mesmo, festa de alguns fanáticos que até acenavam para a câmera da TV. Mas não havia extintores muito menos brigadistas para conter o fogo, e por incrível que possa parecer também não havia saída de emergência, um caos total, foi o fim trágico daquela tarde de sábado. 

Parte externa nas ruas do estádio, caos completo (Telegraph)

Entrementes, o fato serviu de alerta e aprendizado para a Federação Inglesa bem como as autoridades que mudaram a estrutura de todos os estádios que se encontravam em situação de risco semelhantes. Não se observou mais nenhuma arquibancada de madeira nos centros esportivos ingleses, até mesmo de outros esportes.  

Como de praxe, este episódio também está vivo na memória dos ingleses assim como Hillsborough, e em todos os anos são feitas homenagens, rituais e um memorial para as vítimas na parte externa do estádio, além de um banner que fica à vista em todos os jogos do Bradford City.

Abaixo temos um vídeo bem interessante que mostra imagens feitas ao vivo durante a partida no exato momento do início de incêndio, depois com a evacuação das arquibancadas e até o setor do estádio completamente tomado pelo fogo.



Hoje o Valley Parade está reformado e com um setor muito mais moderno e a equipe do Bradford disputa a League One, a mesma divisão que disputava quando aconteceu o incêndio.

Valley Parade atualmente
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário