Plantão
Mail RSS
BritAcess

Gibraltar deve apelar sobre não-reconhecimento da FIFA

Foto: Getty Images.


Apesar de Gibraltar ter sido reconhecido pela UEFA em 2013, o território britânico teve seu pedido de filiação negado pela FIFA, por não considerá-lo um país. A soberania de Gibraltar, que faz fronteira com o extremo sul da Espanha, é discutida. Gibraltar venceu apelação no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), o que lhe permitiu se tornar membro da UEFA e começar as eliminatórias para a EURO 2016, perdendo por 7 a 0 para a Polônia, no começo de setembro, em partida disputada em Portugal.

Sepp Blatter comentou sobre Gibraltar no final da reunião do Comitê Executivo da FIFA em Zurique, na Suíça, nesta sexta-feira (26):

"A Associação de Futebol de Gibraltar não pode ser aceita como membro da FIFA, de acordo com o artigo 10 dos estatutos da FIFA. O solicitante deve organizar e supervisionar o futebol em um país, sendo um estado independente, de acordo com os estatutos da FIFA."

Para a FIFA, Gibraltar só poderia participar se fosse um "estado independente reconhecido pela comunidade internacional." Segundo porta-voz de Gibraltar, a decisão foi desapontadora, mas já esperada, e que a FA iniciará apelo à CAS. O porta-voz também salientou que os problemas políticos da FIFA não farão a Associação de Futebol de Gibraltar desistir da filiação, e citou o caso da UEFA como procedimento similar, mas que teve final feliz para os gibraltarinos.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário